shein, shopee...

Taxa das blusinhas: Senado pode votar hoje PL que prevê taxação de compras internacionais

Texto incluído como jabuti dentro de PL do Mover deverá ser votado na sessão da tarde desta terça

Imagem do autor
Cadastrado por

Rodrigo Fernandes

Publicado em 04/06/2024 às 8:50
Notícia

O projeto de lei que está sendo chamado de "taxa das blusinhas" deverá ser votado nesta terça-feira (4) no Senado Federal.

O texto foi incluído como um "jabuti" dentro do PL 914/2014, que institui o Programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover), ação do governo federal que prevê incentivos financeiros para estimular a produção de veículos menos poluentes.

O projeto de taxação de compras internacionais prevê pagamento de alíquota de 20% para a importação de mercadorias de até US$ 50. O texto tem pedido de urgência de líderes partidários. Ainda não há relator designado.

A votação estava prevista para a última quarta-feira, mas foi adiada para hoje, na sessão prevista para as 14h (horário de Brasília).

"Tudo vai ser discutido", disse o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, na semana passada.

Taxa das blusinhas

Em agosto de 2023, no âmbito do programa Remessa Conforme, o governo federal isentou essas compras do Imposto de Importação, que tem alíquota de 60%.

Atualmente, no caso das empresas que aderiram ao programa, como Amazon, Shein e Shopee, os compradores pagam apenas 17% de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) — tributo que é estadual.

Pacheco não garantiu que existe um acordo e afirmou que, caso o texto não tenha um consenso e sofra mudanças, vai voltar para a Câmara.

O principal impedimento para o projeto ir à sanção do presidente Lula é a falta de acordo com a oposição. O petista já sinalizou que poderá vetar o texto, caso ele passe no Senado, apesar de o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, se mostrar favorável à tributação para criar paridade entre sites estrangeiros e varejistas nacionais.

Com informações da Agência Senado

Tags

Autor