chuvas no rs

Justiça autoriza e governo Lula poderá importar arroz para evitar aumento dos preços

Governo Lula será liberado para comprar arroz importado após mudança de decisão judicial

Imagem do autor
Cadastrado por

Cynara Maíra

Publicado em 06/06/2024 às 9:10
Notícia

Após um juiz federal suspender o leilão planejado pelo governo Lula (PT) para comprar arroz importado, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região cassou a liminar que decidiu sobre a situação que ocorreu na quarta-feira (05). 

A liminar do juiz respondeu a uma ação do Partido Novo contra a realização da compra dos mantimentos importados.

O argumento do juiz Bruno Risch Fagundes de Oliveira é de que não havia "indicativo de perigo concreto de desabastecimento de arroz" por conta das chuvas no Rio Grande do Sul, sendo apenas uma "dificuldade temporária" que não justificaria a compra de itens importados. 

JUSTIÇA RETIRA SUSPENSÃO DE COMPRA DE ARROZ

Apesar dessa ação, o desembargador federal Fernando Quadros da Silva voltou contra decisão ao afirmar que a suspensão do leilão geraria "grave lesão à ordem público-administrativa", já que o abastecimento do arroz é uma condição básica. 

Com essa mudança, continua mantido o leilão que garantirá a compra de arroz do exterior. A ação de compra é organizada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). 

O plano do governo é realizar leilões ao longo do ano para comprar estoques que possam atender a venda de pequenos varejistas e evitar uma elevação anormal do preço do arroz. 

VEJA TAMBÉM:Imagens de satélite mostram AVANÇO PREOCUPANTE de água do GUAÍBA sobre a LAGOA DOS PATOS no RS

Tags

Autor