Saldo bloqueado FGTS: O que fazer para desbloquear? Trabalhadores relatam bloqueio no aplicativo do FGTS
O que fazer se você está com saldo bloqueado no FGTS? Saiba
Trabalhadores em todo o País têm relatado que o saldo de seus Fundos de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) está aparecendo como bloqueado na Caixa Econômica Federal.
De acordo com relatos nas redes sociais, o problema persiste há vários dias, mostrando o saldo da empresa atual do trabalhador como bloqueado no aplicativo do FGTS. Por outro lado, em muitos casos, o saldo da empresa anterior está liberado.
Nas visualizações atuais, ao lado do extrato de depósitos, o saldo é exibido com um ícone de cadeado e a mensagem "saldo bloqueado".
"Meu saldo do FGTS está bloqueado e não faço ideia do motivo", compartilhou uma usuária no X (anteriormente conhecido como Twitter).
"Caixa, meu FGTS está aparecendo bloqueado no aplicativo, e isso está acontecendo comigo e com todos os meus colegas de trabalho. Será algum problema?", questionou outro usuário.
Saldo bloqueado no FGTS
Caso você se depare com a mensagem "saldo bloqueado" ao consultar o seu FGTS, não significa automaticamente que você perdeu o benefício. Na realidade, o saldo é bloqueado quando alguma parte não está disponível para saque.
Isso pode ocorrer por várias razões, desde o uso do FGTS como garantia de empréstimo, processos judiciais relacionados a questões trabalhistas até mesmo erros administrativos.
O que fazer se você está com saldo bloqueado no FGTS?
Se o seu FGTS for bloqueado, você deve:
- Entender o motivo pelo qual o bloqueio foi feito. A informação fica indicada no seu extrato. Se dúvidas permanecerem, entre em contato diretamente com a Caixa Econômica Federal;
- Regularize a situação: para o desbloqueio, tudo depende da causa. Se foi bloqueado por conta de empréstimo, o mesmo precisa ser quitado. Para financiamentos habitacionais, as parcelas precisam estar em dia e todos os requisitos do contrato seguidos. Se a questão for judicial, é necessário proceder com a resolução do caso.
- Por fim, quando qualquer pendência foi resolvida, é possível solicitar o desbloqueio do FGTS diretamente com a Caixa.
Como consultar o saldo do FGTS?
Para verificar se há saldo disponível e se os depósitos estão sendo feitos regularmente pelo empregador, o trabalhador pode acessar o extrato por meio do aplicativo FGTS, disponível para Android e iOS.
- Abra o aplicativo e clique em 'Entrar no aplicativo'
- Informe seu CPF, vá em 'Não sou um robô' e selecione as imagens solicitadas
- Digite sua senha e clique em 'Entrar'
- Se não a lembrar, é possível redefinir uma nova senha em 'Recuperar senha'
- Na tela inicial, estarão as informações das empresas nas quais trabalhou
- O saldo da empresa atual ou do último empregador estarão no topo da tela
- Para ver todas as empresas nas quais trabalhou, basca acessar 'Ver todas as suas contas'
- O último depósito bancário também estará na tela inicial
Mensalmente, o empregador deposita na conta do trabalhador com carteira assinada os recursos do FGTS, correspondentes a 8% do salário.
No entanto, o saque só é autorizado em circunstâncias específicas, como em casos de demissões sem justa causa, para aquisição da casa própria e em situações de aposentadoria.