combustíveis

Preço da gasolina deve aumentar nesta semana com mudança do governo Lula

Com alterações do governo Lula, combustíveis como gasolina devem aumentar de preço a partir desta semana

Imagem do autor
Cadastrado por

Cynara Maíra

Publicado em 10/06/2024 às 10:12
Notícia

Os preços por litro de gasolina podem aumentar a partir desta semana nas empresas do setor por conta de mudanças vinculadas com o governo Lula (PT) e a compensação dos gastos com a desoneração da folha.

MUDANÇA DO GOVERNO LULA

Isso porque a gestão do presidente diminuiu o acesso aos créditos tributários de PIS/Cofins, tanto na limitação do reembolso em dinheiro quanto na proibição do uso desses créditos para abatimento de outros impostos. 

De acordo com o Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), essa mudança terá impacto de R$ 10 bilhões. Caso essa quantia seja convertida no preço da gasolina, poderá haver um aumento de 4% a 7% no valor do combustível. No diesel, o impacto seria entre 1% a 4%

ELEVAÇÃO DO PREÇO DOS COMBUSTÍVEIS

A movimentação de reajustes no valor do combustível foi iniciada pela rede Ipiranga, que anunciou uma elevação a partir da terça-feira (11).

Segundo José Alberto Paiva Gouveia, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado de São Paulo (Sincopetro), apenas a Ipiranga notificou um aumento dos preços. 

Porém, com a movimentação da empresa, o provável é que os demais grupos façam o mesmo. 

A Ipiranga declarou que "pratica uma política de preços alinhada aos parâmetros vigentes, atendendo às normas setoriais".

Tags

Autor