Saúde

Descubra um poderoso exercício capaz de treinar mais músculos em menos tempo

Personal trainer revelou exercício que é capaz de trabalhar de uma só vez os músculos dos membros inferiores e ativar a musculatura do core

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Cadastrado por

Guilherme Gusmão

Publicado em 15/06/2024 às 15:44
Notícia

Cansado de passar horas na academia malhando cada músculo separadamente? Saiba que existe um exercício que é capaz de ativar a musculatura do core e trabalhar de uma só vez os músculos dos membros inferiores.

Com o auxílio de um educador físico, é possível fazer movimentos compostos que recrutam diversos grupos musculares ao mesmo tempo, otimizando seu tempo e esforço no treino.

O personal trainer Guilherme Leme revelou, em entrevista ao portal Metrópoles, que o levantamento terra, também conhecido como deadlift, é uma boa opção para economizar o tempo gasto em exercícios isolados.

De acordo com o profissional, o treino recruta simultaneamente os quadríceps, os músculos da lombar, os glúteos e a parte de trás das coxas.

Aumento do gasto energético

Guilherme Leme também afirmou que um exercício como esse possibilita o aumento de gasto energético, e isso pode auxiliar no processo de emagrecimento.

"Além disso, há também o fato dele aumentar o gasto energético. Afinal, quanto mais músculos envolvidos no exercício, maior é a necessidade energia para mobilizá-los com grande eficácia, o que faz com que o levantamento também seja muito importante em programas que visam o emagrecimento", destacou.

O personal trainer acrescentou que o treino é extremamente benéfico para atletas de alto nível.

Orientação de um profissional

Devido a sua complexidade, muitas pessoas tentam fugir desse exercício e focar nos mais isolados.

Porém, a supervisão de um profissional pode torná-lo ainda mais eficaz e facilitar a execução dos movimentos.

"Tudo dá certo se o indivíduo for bem orientado tecnicamente e com progressão pedagógica para o correto aprendizado”, ressaltou Guilherme.

Como fazer o treino?

Para realizar o exercício, tenha barras e anilhas a disposição. Primeiro, mantenha a barra encostada em suas pernas e os pesos em contato com o chão.

Em seguida, flexione os seus joelhos para com que possa ter o impulso de tirar o peso do solo.

Ao levantar a barra, estenda completamente o seu quadril e joelhos. Volte à posição inicial e repita o processo.

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“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como orientação profissional de exercício físico. Para obter orientações específicas sobre rotinas de exercícios, treinamento ou preocupações relacionadas, é essencial consultar um profissional de educação física especializado.”

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”

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