Como consultar meu Bolsa Família? Veja passo a passo
O Bolsa Família é um programa de transferência de renda que tem como objetivo auxiliar famílias em situação de pobreza; saiba como consultar
A Caixa Econômica Federal segue efetuando os pagamentos do Bolsa Família 2024. A data de pagamento é determinada pelo final do Número de Identificação Social (NIS) do beneficiário, seguindo o cronograma específico do mês.
Caso o beneficiário não saiba seu NIS ou queira verificar o benefício, é possível fazer a consulta usando o CPF. Isso pode ser feito através do aplicativo Bolsa Família, disponível para iOS e Android.
Como consultar meu Bolsa Família?
Um dos caminhos é pelo aplicativo do programa. Disponível para iOS e Android, o app Bolsa Família pode ser utilizado para consultar o benefício usando o CPF.
O NIS também pode ser consultado pelo documento no Portal CadÚnico:
- Acesse portal;
- Clique em “Meus benefícios” e faça login com os dados da conta gov.br;
- Selecione a opção “Consulta Simples” e procure a aba “Responsável Familiar”;
- Do lado direito da tela clique na seta para baixo.;
- Confira o NIS na tela.
O login com CPF também pode ser utilizado para consultar o benefício no Portal Cidadão, da Caixa.
Canais de atendimento do Bolsa Família
Caso precise de mais informações, o beneficiário pode entrar em contato com o número oficial de atendimento do Bolsa Família, o 111. Este serviço está disponível todos os dias da semana, com atendimento digital funcionando 24 horas por dia.
Para falar com um atendente humano, o horário é de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, e aos sábados, das 10h às 16h.
Você pode consultar informações sobre o Bolsa Família por outros meios, como:
Atendimento Telefônico
Quem recebe o benefício pode entrar em contato pelos telefones:
- Central de Relacionamento do Fome Zero
- Ligue para o número (0800 707 2003);
- Digite a opção 01, programa Bolsa Família;
- Tecle 01 novamente, na opção "Beneficiário".
O horário de funcionamento da central é das 07h até 19h, e vai de segunda até sexta-feira e o serviço não presta atendimento aos feriados.
Atendimento ao cidadão pela CAIXA
- Ligue para o número (0800 707 2003);
- Clique na opção referente ao PIS, Benefícios Sociais, FGTS e cartão social.
O atendimento ao cidadão pela CAIXA funciona 24h por dia, 7 dias por semana na modalidade eletrônica e, o atendimento humano, ocorre de segunda-feira à sexta-feira, das 8h às 21h. Aos sábados, das 10h até 16h.
Ouvidoria CAIXA
Caso tenha problemas para usar o atendimento ao cidadão pela CAIXA, você pode seguir o contato pela ouvidoria, a partir do passo a passo abaixo:
- Ligue para o número (0800 725 7474);
- Selecione "Reclamações não solucionadas";
- Explique a situação para o atendente.
O atendimento da ouvidoria CAIXA funciona durante todos os dias úteis, das 09h até 18h.