eleições

Lula diz que pode disputar reeleição em 2026 "para evitar que trogloditas voltem a governar"

Em entrevista, Lula falou que não descarta possibilidade de tentar a reeleição, caso veja que é a única maneira de evitar o retorno da extrema-direita

Imagem do autor
Cadastrado por

Cynara Maíra

Publicado em 18/06/2024 às 11:51
Notícia

Apesar do que afirmou durante a campanha presidencial de 2022, o presidente Lula (PT) afirmou nesta terça-feira (18) que não descarta a possibilidade de tentar a reeleição na disputa de 2026. 

A declaração do presidente ocorreu durante uma entrevista de Luiz Inácio para o jornal da CBN. Inicialmente, Lula afirmou achar muito cedo para se discutir as futuras eleições presidenciais, já que tinha menos de dois anos de governo. 

LULA FALA SOBRE POSSÍVEL REELEIÇÃO

Mesmo assim, o líder do Executivo afirmou que poderá se candidatar novamente, já com 80 anos, caso veja que é a única possibilidade de "evitar que os trogloditas que governaram esse país voltem". 

Lula deixou claro que essa não é a primeira hipótese e que "tem muita gente boa para ser candidato". O político ainda discutiu que seria preciso avaliar seu estado de saúde e resistência física para o trabalho, já que deseja "ter responsabilidade com o Brasil".

Apesar desses adendos, Luiz Inácio declarou que, se fosse necessário, "os meus 80 anos virarão 40". 

O presidente usou o momento para criticar Jair Bolsonaro (PL) ao relatar que não irá permitir a volta do ex-líder do Executivo, do qual chamou de "fascista" e "negacionista" e que o país "precisa de muita verdade para se transformar em um país maravilhoso". 

DECLARAÇÃO DE LULA

Veja fala de Lula na íntegra: 

Não quero discutir reeleição e eleição em 2026 porque eu tenho apenas 1 ano e 7 meses de mandato. Eu quero cumprir aquilo que eu prometi ao povo brasileiro.

Quando chegar o momento de discutir, tem muita gente boa para ser candidato, então eu não preciso ser candidato.

Agora, presta atenção no que eu vou te falar, se for necessário eu ser candidato para evitar que os trogloditas que governaram esse país voltem a governar, pode ficar certo que os meus 80 anos virarão 40 e eu poderei ser candidato. 

Mas não é a primeira hipótese, nós vamos ter que pensar muito, eu sei que vou estar com 80 anos, eu tenho que medir qual é meu estado de saúde, qual é a minha resistência física porque eu quero ter responsabilidade com o Brasil, mas não vou permitir que esse país volte a ser governado por um fascista.

Não vou permitir que esse país volte a ser governado por um negacionista como nós já tivemos. Este país precisa de muita verdade para se transformar em um país maravilhoso que nós temos que construir.

VEJA TAMBÉM: Lula defende taxação dos super-ricos e combate à fome

Tags

Autor