atos antidemocráticos

PF deflagra 28ª fase da Operação Lesa Pátria cumprindo mandados em três estados

Supremo Tribunal Federal expediu 27 mandados, que estão sendo cumpridos pela Polícia Federal em Goiás, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina

Imagem do autor
Cadastrado por

Rodrigo Fernandes

Publicado em 20/06/2024 às 9:01
Notícia

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (20), a 28ª fase da Operação Lesa Pátria, que tem o objetivo de identificar pessoas que financiaram e fomentaram os atos de 8 de janeiro de 2023.

Ao todo, estão sendo cumpridos 15 mandados de busca e apreensão e 12 de busca pessoal nos estados do Goiás, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina, distribuídos da seguinte maneira:

Mandados de busca e apreensão

  • Goiás: 2
  • Mato Grosso do Sul 2
  • Santa Catarina: 11

Mandados de busca pessoal

  • Goiás: 2
  • Mato Grosso do Sul: 2
  • Santa Catarina: 8

Leia também: Lesa Pátria prendeu 1393 em flagrante e confiscou R$ 25 milhões de golpistas do 8 de janeiro

Todos os mandados foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que também determinou a indisponibilidade de bens, ativos e valores dos investigados.

Segundo a Polícia Federal, apura-se que os valores dos danos causados ao patrimônio público possam chegar à cifra de R$ 40 milhões.

Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

As investigações continuam em curso e a Operação Lesa Pátria é permanente, com atualizações periódicas acerca do número de mandados judiciais cumpridos e pessoas capturadas.

Tags

Autor