Imposto de Renda

Restituição do Imposto de Renda: confira calendário de pagamentos

Os pagamentos das restituições do IR 2024 serão feitos em cinco lotes, conforme informações da Receita Federal. Veja datas de depósitos

Publicado em 21/06/2024 às 8:29 | Atualizado em 21/06/2024 às 9:35
Notícia

O segundo lote da restituição do Imposto de Renda 2024 será pago no dia 28 de junho. Se você não entrou nessa segunda leva e tem direito a receber o dinheiro, há mais três lotes nos próximos meses.

Calendário de Pagamentos

Os pagamentos das restituições do IR 2024 serão feitos em cinco lotes, conforme informações da Receita Federal. O prazo para entrega das declarações começou em 15 de março.

  • 1º lote: 31 de maio
  • 2º lote: 28 de junho
  • 3º lote: 31 de julho
  • 4º lote: 30 de agosto
  • 5º lote: 30 de setembro

Rio Grande do Sul

Devido às inundações no Rio Grande do Sul este ano, os contribuintes gaúchos foram incluídos na lista de prioridades.

Os residentes no estado que declararam no final de maio ou regularizaram sua situação em junho foram priorizados.

No mês passado, mais de R$ 1 bilhão foi distribuído a 886.260 contribuintes gaúchos, inclusive de anos anteriores.

Beneficiados

Do total de beneficiados, a maioria (3.812.767 contribuintes) utilizou a chave Pix com CPF na declaração do IR ou optou pela declaração pré-preenchida, critérios que conferem prioridade desde o ano passado. Em seguida, há 1.024.071 contribuintes entre 60 e 79 anos.

Em terceiro lugar, estão 459.444 professores cuja principal fonte de renda é o magistério.

O grupo inclui ainda 140.360 idosos acima de 80 anos. O restante é composto por 252.738 residentes gaúchos e 66.287 contribuintes com deficiência física ou mental ou doença grave.

Como consultar?

A consulta poderá ser realizada no site da Receita Federal, acessando "Meu Imposto de Renda" e clicando em "Consultar Restituição". Também é possível utilizar o aplicativo da Receita para tablets e smartphones.

O pagamento está programado para 28 de junho, diretamente na conta bancária informada na declaração ou na chave Pix do tipo CPF.

Caso não esteja contemplado neste lote, o contribuinte deve verificar eventuais pendências no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e, se necessário, corrigir a declaração para futuros lotes da malha fina.

No caso de restituições não depositadas devido a conta bancária desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

O contribuinte pode agendar o crédito em outra conta bancária de sua titularidade pelo Portal BB ou pelos telefones específicos do banco.

Se a restituição não for resgatada após um ano, o contribuinte deverá requerê-la no Portal e-CAC, acessando "Declarações e Demonstrativos" e selecionando "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".

Tags

Autor