turismo

Brasil recebeu 14,8% mais turistas estrangeiros em maio, em comparação com 2023

Ao todo, 335.652 viajantes de outros países estiveram em solo brasileiro no mês passado. No ano, foram 3,2 milhões de turistas internacionais

Publicado em 22/06/2024 às 9:00
Notícia

Um levantamento realizado pelo Ministério do Turismo identificou alta de 14,8% no número de turistas internacionais no país no mês de maio, em relação ao mesmo período de 2023. Ao todo, 335.652 viajantes de outros países estiveram em solo brasileiro no mês passado.

A pesquisa foi feita em parceria com a Embratur e com a Polícia Federal. O número foi o mais alto para o mês de maio desde 2020.

No acumulado dos primeiros cinco meses primeiros meses de 2024, o Brasil já acumulou 3,2 milhões de turistas internacionais. Este número é 8,6% superior ao registrado entre janeiro e maio de 2023, quando o país foi destino para 3.005.505 visitantes.

Leia também: Turismo no Brasil projeta crescimento de 16% em empregos formais em 2024

O aumento no fluxo de turistas internacionais é um incremento financeiro importante para a economia brasileira, especialmente em setores como hotelaria, gastronomia e transporte, que dependem diretamente do turismo, como ressalta o ministro do Turismo, Celso Sabino.

"Com esses números promissores, o Brasil reforça a imagem de estar no topo da lista de destinos mais desejados na América Latina. E a expectativa é que o setor continue a crescer nos próximos meses, principalmente com a realização de eventos importantes, como a reunião do G20 e o Rock in Rio. Uma movimentação turística que impacta no desenvolvimento econômico e na geração de empregos no país", destacou.

Argentinos em alta

A Argentina segue sendo o principal país emissor. Desde o início do ano, 1,1 milhão turistas do país vizinho vieram ao Brasil. Em seguida, aparecem os Estados Unidos, que enviaram 298 mil viajantes internacionais, seguidos do Chile, com mais de 294 mil turistas chegando em solo brasileiro.

“As pessoas querem visitar o nosso país, que é diverso, continental e ocupa um papel fundamental nas soluções dos problemas econômicos e ambientais do mundo”, disse Marcelo Freixo, presidente da Embratur.

Leia mais: Alta temporada injetou mais de R$ 2 bilhões na economia de Pernambuco

Tags

Autor