digital

Estudo da Anatel mostra que apenas 30% da população tem habilidades digitais básicas

Agência Nacional de Telecomunicações tem planejamento estratégico para ampliar alfabetização e letramento digital dos brasileiros até 2027

Publicado em 22/06/2024 às 7:30
Notícia

Um estudo publicado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) mostrou que, em média, 29,9% dos brasileiros possuem habilidades digitais básicas, como copiar ou mover um arquivo ou pasta, enviar e-mails com anexos, transferir arquivos entre um PC e outros dispositivos ou copiar e colar um conteúdo em um documento.

A pesquisa foi elaborada pela Superintendência de Relações com os Consumidores (SRC) da Anatel, levando em consideração dados de 2023.

As habilidades intermediárias possuem índice ainda menor, de 17,9%, em média. Essas pessoas conseguem usar fórmula aritmética em uma planilha, conectar novos equipamentos com ou sem fio, impressora, câmera ou microfone, e ainda criar apresentações de slides.

A pesquisa também identificou que 4,2% dos brasileiros, em média, estão aptos a realizar tarefas consideradas avançadas, como criar programa de computador ou aplicativo de celular usando linguagem de programação.

Divulgação/Anatel

Pesquisa da Anatel avaliou índice de letramento digital dos brasileiros - Divulgação/Anatel

Leia também: Presidente da Anatel defende que órgão regule as plataformas digitais

Entre 14 países com informações disponíveis para os três quesitos, o Brasil é o 12º. Na América Latina, o 5º entre dez nações com dados disponíveis.

O estudo destaca a necessidade de promoção das habilidades digitais para que os cidadãos brasileiros possam usufruir plenamente dos recursos digitais e das políticas públicas de transformação digital disponíveis, principalmente considerando a liderança do Brasil em governo digital.

Meta para 2027

A pesquisa foi elaborada dentro do contexto da implementação do projeto estratégico de alfabetização digital, encabeçado pela SRC no âmbito do Plano Estratégico da Anatel 2023-2027.

A promoção de habilidades digitais faz parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de aumentar em âmbito mundial a proporção de pessoas com habilidades digitais básicas e intermediárias até 2030.

No caso do Brasil, os dados utilizados para o cálculo dos indicadores são os coletados pela Pesquisa TIC Domicílios realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (CETIC.br).

A Anatel tem como meta elevar para 30%, até o ano de 2027, a proporção de pessoas acima de 10 anos com habilidades intermediárias.

A fim de destacar as lacunas de habilidades digitais para alguns subgrupos da população, também é realizada uma análise com base em diversos recortes da realidade brasileira, com destaque para as desigualdades relacionadas a raça, gênero, faixa etária, região geográfica e renda.

Com informações de Anatel

Veja também: Pesquisa aponta desaprovação surpreendente do governo Lula

Tags

Autor