Morre o prefeito de Joaquim Nabuco, Charles Batista, aos 42 anos
Mandatário estava internado para tratar doença no pâncreas, mas sofreu parada cardíaca. Vice Gilvan Barreto assume a prefeitura da cidade.
Morreu, na noite do último sábado (22), o prefeito da cidade de Joaquim Nabuco, na Zona da Mata Sul de Pernambuco, Charles Batista (PSDB). Ele tinha 42 anos e estava internado no Hospital Português, no Recife, para tratar uma doença no pâncreas, mas sofreu uma parada cardíaca e não resistiu.
Charles Batista deixa esposa e dois filhos. O velório acontece neste domingo (23), na Igreja Pentecostal Assembleia de Deus do centro de Joaquim Nabuco. Não há informações sobre o sepultamento.
A prefeitura de Joaquim Nabuco emitiu nota informando que decretou luto oficial de três dias no município.
"Charles foi vereador de Joaquim Nabuco, onde contribuiu com relevantes obras e serviços para o desenvolvimento do nosso município. Deixará seu legado como um homem e ser humano incrível. O prefeito Charles Batista deixa esposa, filhos e amigos. Neste momento de dor e consternação, expressamos nossas condolências aos amigos e familiares e decretamos luto oficial por três dias, em sua homenagem", diz a mensagem, publicada nas redes sociais oficiais da gestão municipal.
Vice assume a prefeitura
No lugar de Charles, assume a prefeitura de Joaquim Nabuco o atual vice-prefeito, Gilvan Barreto (PSDB), conhecido como "Sapatinho". Ele usou as redes sociais para lamentar a morte do mandatário.
"A morte é uma certeza, mas quando ela vem nos pega de surpresa e ainda mais quando se trata de pessoas em que tivemos o privilégio de compartilhar a vida. Meu amigo, foi um prazer trabalhar com você e ver o quanto desde muito jovem sempre decidido a lutar por seus ideais, um homem trabalhador, simples e de um coração bom. Ficará a lembrança de tudo que partilhamos! Descanse em paz", escreveu Gilvan.
Homenagens
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), emitiu, na noite de ontem, uma nota lamentando a morte de Charles.
"Foi com pesar que recebi a notícia do falecimento do prefeito de Joaquim Nabuco, Charles Batista, neste sábado, 22. Expresso a minha solidariedade aos familiares, amigos e população do município neste momento de dor e despedida. Que Deus console a todos", disse a tucana, correligionária de Charles.
O diretório estadual do PSDB em Pernambuco também publicou uma nota de pesar.
"Foi com muita tristeza que nós, do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), recebemos a notícia do falecimento de Charles Batista, prefeito de Joaquim Nabuco, homem honrado e aguerrido nos compromissos com o município e com toda a população. Desejamos à família e aos amigos toda a paz e conforto neste momento difícil", diz o comunicado.
A eleição de Charles
Charles Batista foi eleito prefeito de Joaquim Nabuco em eleição suplementar realizada no mesmo dia do segundo turno da Eleição de 2022. Na época, ele era filiado ao Solidariedade e recebeu 53,83% dos votos.
O pleito foi marcado após o então prefeito da cidade, Neto Barreto, reeleito em 2020, ter a candidatura cassada depois que o candidato a vice dele, Eraldo Veloso, foi flagrado distribuindo dinheiro para eleitores no dia da votação.
Essa foi a primeira vez em que uma eleição suplementar foi realizada no mesmo dia de uma eleição geral. Na época, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tomou a decisão para baratear custos e facilitar a logística, aproveitando as urnas que foram instaladas para as eleições gerais.