Operação da PF combate contrabando de vinhos que entravam no país pela Argentina
Garrafas provenientes da Argentina passavam por várias cidades até serem comercializadas irregularmente pelas redes sociais, sem autorização oficial
Uma operação da Polícia Federal, deflagrada na última quarta-feira (26), mirou em uma empresa investigada por contrabando de vinhos provenientes da Argentina e comercializados de forma irregular no Espírito Santo.
A investigação apontou que as garrafas eram encaminhadas para Foz do Iguaçu e seguiam para São Paulo, onde uma uma transportadora capixaba, alvo da PF, recebia a mercadoria e destinava os produtos ao Espírito Santo, com notas fiscais falsas.
Leia também: Ex-executivos das Lojas Americanas são alvo de operação da PF contra fraude bilionária
Os lotes da bebida eram comercializados pelas redes sociais e não tinham autorização do Ministério da Agricultura, selo de controle da Receita Federal ou rótulos nacionais. A empresa também não tem autorização para importação de vinho pelos órgãos responsáveis.
A Operação Filoxera teve início após a Delegacia de Defesa do Consumidor da Polícia Civil do Espírito Santo iniciar uma investigação sobre o caso e compartilhar a apuração com a PF.
Foram cumpridos mandados de busca e apreensão nas cidades de Cariacica e Viana, no Espírito Santo, no endereço residencial do responsável pelo comércio dos vinhos e na transportadora, onde foram apreendidos celulares e documentos.