PIS

PIS 2024: CAIXA revela quando irá liberar a consulta do abono salarial

O benefício do trabalhador de carteira assinada efetuará mais dois pagamentos ainda neste ano, para quatro grupos de profissionais

Publicado em 01/07/2024 às 14:19 | Atualizado em 01/07/2024 às 14:23
Notícia

No segundo semestre do ano, quatro grupos de trabalhadores com carteira assinada ainda têm direito ao pagamento do PIS Pasep 2024.

Vale ressaltar que o repasse do abono salarial é realizado com mudanças desde fevereiro. Uma das alterações é referente ao Calendário, uma vez que todos os inscritos recebem de acordo com o mês de nascimento.

Em anos anteriores, o depósito era feito para os servidores públicos seguindo o final do NIS dos servidores. 

Além disso, devido ao aumento do salário mínimo, a parcela máxima chega a até R$ 1.412, em vez dos R$ 1.320, pagos em 2023.

Entretanto, enquantos muitos profissionais buscam métodos para consultar o valor e data de pagamento do benefício, é necessário ressaltar que a opção de consulta ainda não está disponível.

Veja mais abaixo.

Consultar PIS 2024

As informações relacionadas ao depósito da parcela do abono só são disponibilizadas ao trabalhador em datas mais próximas ao pagamento.

Os 2 lotes do benefício serão pagos aos nascidos em:

  • Setembro
  • Outubro
  • Novembro
  • Dezembro

Por isso, caso o próximo grupo deseje consultar a sua situação, ainda não será possível.

Ao NE10, a CAIXA Econômica, responsável pelo PIS, explicou que "os dados de pagamento dos trabalhadores que nasceram nos meses de setembro a dezembro estarão disponíveis nos canais da CAIXA após o recebimento da folha de pagamentos, que é enviada pelo Ministério do Trabalho e Emprego ao banco, de acordo com o calendário de pagamento do Abono Salarial".

Sendo assim, o profissional deverá verificar as informações em uma data mais próxima ao depósito. Em julho e agosto, as duas últimas parcelas serão repassadas no dia 15 de cada mês.

>>> PIS 2025: abono não será pago para esta lista de trabalhadores

Como consultar o PIS?

A CAIXA disponibiliza a consulta às informações do pagamento pelos seguintes canais:

  • Aplicativo CAIXA Tem
  • Aplicativo CAIXA Trabalhador
  • Portal Cidadão

 

Dúvidas relativas ao processamento das informações sociais do trabalhador (RAIS/eSocial), identificação, concessão e valor do benefício devem ser verificadas nos canais de atendimento do Ministério do Trabalho:

  • Aplicativo Carteira de Trabalho Digital
  • Portal Gov.br

Como saber se tenho direito ao PIS?

Neste ano, o PIS é pago a quem trabalhou para empresa privada em 2022, com carteira assinada e recebendo até 2 salários mínimos por mês.

Também é preciso que o trabalhador esteja inscrito no programa, há, pelo menos, 5 anos. Ou seja, desde 2019. Os dados devem estar atualizados na RAIS e no e-Social.

Tags

Autor