Concurso Público Nacional Unificado: Governo anuncia novidades; veja
O Ministério da Gestão e Inovação revelou o novo cronograma e ajustes no edital do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU); confira
O Ministério da Gestão e Inovação revelou nesta quinta-feira (04/07) o novo cronograma e ajustes no edital do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU).
De acordo com as atualizações, o cartão de confirmação de inscrição, contendo informações sobre os locais de prova, será disponibilizado a partir do dia 7 de agosto.
A aplicação da prova está agendada para o dia 18 de agosto, com a divulgação dos resultados finais prevista até 21 de novembro.
A convocação para posse dos aprovados está programada para iniciar em janeiro de 2025.
Principais mudanças no Concurso Público Nacional Unificado
Entre as principais alterações do concurso, destaca-se a previsão de reembolso para candidatos que desistirem de realizar a prova na nova data e a possibilidade de aplicação extraordinária em caso de novos desastres naturais.
Uma das novidades anunciadas refere-se aos candidatos com residência no Rio Grande do Sul que estavam inscritos para fazer prova em outros estados, ou vice-versa.
Nestes casos específicos, será permitida a alteração do local de prova, devido à ainda não normalização completa da logística aérea com o estado.
O prazo para solicitação de reembolso (para todos os candidatos inscritos no país) e mudança de local de prova (apenas para candidatos residentes ou inscritos no Rio Grande do Sul) é de 5 a 7 de julho.
Adiamento do CNPU
O adiamento do CPNU em razão dos recentes eventos climáticos extremos que afetaram o Rio Grande do Sul levou o Ministério da Gestão a introduzir medidas para lidar com futuros casos semelhantes.
Essas medidas foram incorporadas às alterações do edital com o objetivo de garantir a aplicação do concurso em qualquer circunstância prevista, sem prejudicar os candidatos afetados por eventos como enchentes.
Foi estabelecido um dispositivo para aplicação extraordinária em situações onde a infraestrutura logística seja severamente comprometida, impedindo a realização das provas para pelo menos 0,5% dos inscritos. Nessas ocasiões, serão aplicadas provas adicionais para vagas suplementares.
Receba notícias na palma da sua mão. Entre agora mesmo no nosso canal exclusivo do WhatsApp
“A nova regra foi pensada para que novos eventos climáticos extremos não prejudiquem ainda mais as populações afetadas, quanto à aplicação do concurso, nem tenhamos de adiar novamente o certame em todo o país”, explica Alexandre Retamal, coordenador-geral de logística do CPNU.
Logística
O adiamento do CPNU exigiu uma operação logística reversa: todos os 18.757 malotes de prova foram recolhidos e transportados para um local seguro, após passarem por minuciosa verificação por equipes de segurança para garantir sua integridade.
A rede de segurança, coordenada pelo MGI, envolve a participação da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp/MJSP), Polícia Federal (PF), Rodoviária Federal (PRF), Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Força Nacional (FN), Secretarias de Segurança Pública Estaduais, Fundação Cesgranrio e Correios.
O CPNU atrairá mais de 2,1 milhões de candidatos e oferecerá 6.640 vagas em 21 órgãos da administração pública federal.
Cronograma CNPU 2024
Os candidatos de todo o Brasil que optarem por não participar do CPNU poderão solicitar o reembolso da taxa de inscrição entre os dias 5 e 7 de julho.
O novo cronograma mantém a previsão de disponibilização dos cadernos de prova no dia da aplicação, 18 de agosto, a partir das 21h. O gabarito preliminar das provas objetivas será divulgado em 20 de agosto.
A conclusão de todo o processo do CPNU está prevista para o final de novembro, com a divulgação dos resultados em 21 de novembro e o início das convocações dos aprovados e classificados para curso de formação em 22 de novembro.
“Nosso objetivo com esse novo cronograma e o edital é dar transparência e previsibilidade para que todos os candidatos possam continuar seus estudos com tranquilidade”, afirma a ministra da Gestão, Esther Dweck.
DICAS de COMO SE PREPARAR para concorrer a VAGAS em CONCURSOS
Novo cronograma completo oficial do CPNU
Confira o novo cronograma do Concurso Público Nacional Unificado:
- 4 de julho – Publicação do Decreto e retificação do Edital.
- 5 a 7 de julho – Abertura do sistema para solicitações de alteração de polo de provas para candidatos do Rio Grande do Sul que fariam prova em outros estados, e vice-versa, além de solicitações de devolução da taxa de inscrição para candidatos de todo o Brasil.
- 7 de agosto – Disponibilização dos Cartões de Confirmação.
- 18 de agosto – Aplicação das provas.
- 18 de agosto – Divulgação dos cadernos de provas (PDFs disponíveis após às 20h).
- 20 de agosto – Divulgação preliminar dos gabaritos das provas objetivas.
- 20 e 21 de agosto – Prazo para interposição de recursos quanto às questões formuladas e/ou aos gabaritos divulgados.
- 8 de setembro – Disponibilização da imagem do Cartão-Resposta.
- 8 de outubro – Divulgação das notas finais das provas objetivas e da nota preliminar da prova discursiva.
- 21 de novembro – Divulgação final dos resultados.
- Janeiro de 2025 – Início da convocação para posse e cursos de formação.
Este cronograma atualizado visa proporcionar organização e transparência aos candidatos, permitindo que todos se preparem adequadamente para as etapas do Concurso Público Nacional Unificado.
Fonte: MGI