'Pente-fino' é anunciado pelo Ministro da Previdência; Em torno de 800 mil beneficiários serão analisados

A revisão será feita para garantir a regulamentação dos benefícios, analise essa que é feita a cada dois anos, tendo sua última realizada em 2019.

Publicado em 07/07/2024 às 8:34 | Atualizado em 07/07/2024 às 8:50

Nesta sexta-feira (5), o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, anunciou que o governo começará um processo de revisão detalhada, chamado de 'pente-fino'.

800 mil benefícios previdenciários temporários, incluindo o auxílio por incapacidade temporária, vão ser analisados a partir do mês de agosto. 

O objetivo principal é assegurar que todos os benefícios concedidos continuem sendo justificados e necessários, especialmente aqueles que estão em vigor há mais tempo. 

  • Visto que a reanálise periódica desses benefícios estava programada a cada dois anos, mas não foi realizada desde 2019.

Conforme explicado pelo ministro Lupi, aqueles que recebem benefícios temporários, como o auxílio-doença, há mais de dois anos serão convocados para uma nova avaliação, a fim de confirmar se ainda têm direito ao benefício.

Todos que recebem vão precisar comparecer?

Não será necessário que todos os beneficiários compareçam a perícias presenciais. Alguns casos poderão ser solucionados apenas com o uso de dados cadastrais cruzados, ajudando a evitar filas extensas nos postos de atendimento.

  • Lupi enfatizou que o processo será gradual e organizado, com um sistema de triagem para identificar possíveis irregularidades e corrigi-las de maneira eficiente.

A iniciativa é uma das revisões de cadastro já realizadas pelo governo nos últimos meses, como: a verificação dos beneficiários do Bolsa Família e de benefícios permanentes concedidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Leia também: INSS: órgão alerta para novo golpe que cobra R$ 400 por liberação de BPC/Loas

O objetivo geral é garantir a eficiência na concessão de benefícios e também abrir espaço no orçamento para despesas prioritárias dos ministérios, considerando o atual contexto fiscal e as metas estabelecidas para o equilíbrio das contas públicas.

Chama no Zap!

Receba notícias na palma da sua mão. Entre agora mesmo no nosso canal exclusivo do WhatsApp

ENTRAR NO CANAL DO WHATSAPP

Em maio deste ano, dados do Ministério da Previdência Social mostraram que havia cerca de 1,36 milhão de benefícios temporários em vigor, destacando a importância de revisões regulares para manter a integridade do sistema previdenciário.

Tags

Autor