Bolsa Família 2024 só será pago em agosto para estas famílias

Parte dos beneficiários não poderão sacar a parcela neste mês de julho, e o dinheiro em questão não poderá ser recebido depois em outro calendário

Publicado em 10/07/2024 às 13:55 | Atualizado em 10/07/2024 às 14:04

A partir da próxima semana, quem estiver inscrito no benefício poderá sacar a parcela do mês de julho 2024, a depender do final do NIS.

Por exemplo, quem tem NIS final 1 já recebe o dinheiro na quinta-feira (18). Aqueles com NIS final 2, recebem na sexta-feira (19), e assim por diante.

Mas há uma observação: algumas famílias só poderão sacar o Bolsa Família no próximo mês, em agosto.

Os dados divulgados pelo Governo Federal revelam que há 20 mil famílias nesta situação. Esses beneficiários estão suspensos.

Neste caso, a família perde o pagamento por 2 meses. Como a ação foi aplicada  em junho, essas famílias deixaram de receber 2 pagamentos (de junho e julho). Os valores são perdidos e não podem ser sacados depois.

Mas caso exista algum erro ou a família tenha algum motivo para o descumprimento da regra, ela pode solicitar uma revisão ao CRAS para receber as parcelas perdidas.

>>> Veja quando recebe em julho:

Principais motivos para perder o saque do Bolsa Família

Os beneficiários que se encontram na suspensão são aqueles que já receberam algum aviso ou bloqueio do Governo Federal anteriormente.

Eles descumpriram regras da saúde ou educação. Um exemplo comum ocorre quando os filhos faltam às aulas mais do que o permitido.

Outra situação comum é a falta de atualização das vacinas das pessoas que moram na mesma casa. 

Bolsa Família cancelado recebe atrasado?

É importante diferenciar a suspensão do cancelamento do benefício. Após o período de 2 meses, a família volta a receber normalmente o pagamento.

Contudo, aqueles que sofrem o corte do programa não voltam a receber e também não podem sacar o dinheiro "atrasado". 

Vai ter antecipação do Bolsa Família em julho?

Sim. As cidades em estado de calamidade pública ou de emergência têm direito a receber a parcela com antecipação.

Nesta ação, o saque já pode ser feito assim que o pagamento começa, sem esperar pela chamada do NIS.

Como se cadastrar?

Para entrar no programa, o primeiro passo é fazer a inscrição no Cadastro Único (CadÚnico). A principal regra é que cada membro da família receba até R$ 218.

Em seguida, basta esperar. A família será incluída no programa pelo Governo Federal. 

Tags

Autor