Começou a temporada de aparição de pinguins no Litoral sul do Brasil

A migração dos pinguins da Patagônia, na Argentina, para o litoral do Brasil em busca de águas quentes acontece anualmente durante o outono-inverno

Publicado em 11/07/2024 às 9:21 | Atualizado em 11/07/2024 às 10:13

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) confirmou o início da temporada de pinguins no litoral norte de São Paulo, de acordo com o Instituto Argonauta para Conservação Costeira e Marinha.

A aparição dos pinguins começou em maio de 2024, e já foram identificados cerca de 43 pinguins-de-magalhães (Spheniscus magellanicus) nas praias do litoral paulista. Dos 43, 24 foram resgatados vivos e 19 foram encontrados sem vida.  

Cerca de 11 animais estão em processo de reabilitação na Unidade de Estabilização de São Sebastião e no Centro de Reabilitação e Despetrolização de Ubatuba.

Durante esse período do ano, é frequente a presença desses animais nas praias do sudeste do Brasil, uma vez que, anualmente, durante o outono-inverno, os pinguins migram das águas da Patagônia, na Argentina, em busca de alimentos e águas mais quentes.

No caminho, alguns pinguins, sobretudo os mais jovens, acabam se afastando da corrente marítima e chegando às praias.

Hugo Gallo Neto, oceanólogo e presidente do Instituto Argonauta, explica a chegada dos pinguins à costa brasileira. "Entre junho e setembro, consideramos a temporada de pinguins-de-magalhães no litoral paulista, mas essa chegada nem sempre é tranquila. O instituto contata todos os anos a chegada de pinguins, em sua grande maioria, mais jovens e por serem a primeira migração, eles se perdem do grupo. Muitos tem dificuldades no percurso", afirma em entrevista para o CNN.

 TravelScape

imagem de pinguins sobre uma pedra - TravelScape

Em 2023, foram encontrados 23 pinguins, segundo a bióloga Carla Beatriz Barbosa, responsável pelo trecho 10 do PMP-BS no litoral norte de São Paulo.

Além disso, ela salienta que o número pode variar ao longo do tempo, e lembra que no ano passado foram registradas 426 ocorrências.

Como agir caso encontre um pinguim?

O Instituto Argonauta orienta a população a evitar tocar no pinguim, esteja ele vivo ou morto, a fim de evitar ferimentos adicionais ou estresse. 

O PMP-BS/Instituto Argonauta precisa ser contatado pelo telefone 0800 642 3341. Se for possível, crie uma sombra e afaste o pinguim de animais domésticos para que fique protegido dos outros perigos até que a equipe chegue.

Tags

Autor