Bolsa Família julho: 78 mil famílias podem ficar de fora do programa

Compreenda as razões por trás do bloqueio do Bolsa Família, e saiba o que fazer nessas situações de bloqueio de pagamentos do benefício

Publicado em 12/07/2024 às 20:23

Beneficiários do Bolsa Família no Distrito Federal podem ter o benefício bloqueado, suspenso ou cancelado, são cerca de 78,6 mil inscritos que ainda não atualizaram o acompanhamento de saúde obrigatório do primeiro semestre de 2024.

Bloqueio do Bolsa Família em julho em caso de não atualização pode afetar essas famílias

Para garantir o direito à assistência do Governo Federal, gestantes, mulheres entre 14 e 44 anos e crianças com menos de 7 anos têm até 19 de julho para comparecer à unidade básica de saúde (UBS) mais próxima e resolver as pendências com o programa.

As ações necessárias para manutenção do benefício incluem:

  • a atualização do cartão vacinal;
  • acompanhamento nutricional para crianças e pré-natal para gestantes.
  • Além do documento de identificação com foto, o beneficiário deve apresentar o cartão do Bolsa Família e, quando aplicável, a caderneta de pré-natal ou a de vacinação para menores de 7 anos.

Dados da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) mostram que, dos 268,6 mil beneficiários do programa no Distrito Federal, 78,6 mil ainda não realizaram o acompanhamento de saúde, representando um em cada três beneficiários.

O programa exige que os participantes cumpram compromissos de saúde e educação para continuar recebendo o benefício.

"As condicionalidades são essenciais para promover o bem-estar das famílias beneficiárias, prevenir doenças e contribuir para a redução da pobreza e da desigualdade social no Brasil", destacou a coordenadora distrital do Programa Bolsa Família na SES-DF, Christiane Viana.

*As informações são do portal Metrópoles. 

Vídeo: valor reduzido do Bolsa Família para essas famílias

Tags

Autor