Fenearte 2024 celebra impacto econômico de R$ 108 milhões e divulga data de 2025

A 24° edição da feira, que chegou ao fim no último domingo (14), reuniu um público de 320 mil pessoas em seus 12 dias de funcionamento

Publicado em 16/07/2024 às 8:21

Sediada no Centro de Convenções, em Olinda, a 24° edição da Fenearte – Feira Nacional de Negócios do Artesanato chegou ao fim no domingo (14), reunindo mais de 5 mil artesãos, expositores e empreendedores e um público de cerca de 320 mil pessoas. Funcionando entre os dias 3 e 14 de julho, estima-se que o evento tenha gerado um impacto econômico de R$ 108 milhões, considerando a projeção de negócios após a feira.

Pesquisas feitas pela Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), responsável pela realização da feira, e pela Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), indicam que 98,6% do público geral aprovou a edição, que teve como tema Os sons do criar.

Entre os entrevistados, 22,5% eram turistas e 17,4% estiveram pela primeira vez. Entre os expositores, o estudo mostra que 52,3% superaram sua expectativa de negócios.

“A Fenearte é uma política cultural e econômica que se reafirma a cada ano, e acabamos de encerrar uma edição histórica, tanto pelos números apresentados quanto pelas diversas iniciativas iniciadas na feira e que seguirão na vida dos artesãos”, comenta André Teixeira Filho, diretor-presidente da Adepe.

“A Fenearte tem começo, tem meio, mas nunca tem fim. A 25ª já está sendo preparada com muito carinho”, completa o diretor-presidente sobre a edição comemorativa de 25 anos, que traz uma novidade: ela iniciará na segunda semana de julho, em uma quarta-feira (9), estendendo-se por 12 dias, até 20 de julho.

Números da Fenearte 2024

JAILTON JR./JC IMAGEM
24ª Fenearte no Centro de Convenções, em Olinda. - JAILTON JR./JC IMAGEM

O público da 24° edição da Fenearte teve a oportunidade de conferir e adquirir o trabalho de artesãos e artesãs de todo o estado de Pernambuco e de diversas partes do Brasil e do mundo. A feira contou com a participação de artesãos de outros 24 estados brasileiros, Distrito Federal e 28 países.

As 14 oficinas gratuitas ofertadas pela Fenearte tiveram um público total de 1.750 pessoas. O Programa do Artesanato de Pernambuco (Pape) emitiu 379 novas Carteira do Artesão, enquanto outras 64 foram renovadas.

A presença de 73 artistas marcou o Palco Fenearte, que deu espaço para a nova cena contemporânea da música pernambucana e também para grupos da cultura popular, de manifestações e ritmos diversos, como afoxé, boi, caboclinho, cavalo marinho, ciranda, coco, frevo e maracatu, além de blocos líricos, etnias indígenas, bandas de brega, de forró e de pífano.

A novidade deste ano, os Encontros da Moda, contemplaram mais de 100 pessoas, com 7 desfiles e 4 rodas de diálogo sobre o mercado na área. No Cozinha Fenearte, 17 aulas de gastronomia mobilizaram o público.

No Espaço Janete Costa, a programação de Conversas Instigantes realizou 13 atividades, entre lançamentos e palestras sobre artesanato, design e sustentabilidade. E a exposição O Som do Barro – A Artesania Musical de Mestre Nado recebeu apresentação do mestre e de sua orquestra, além de duas aulas de modelagem de barro em torno.

Foram realizadas mais 19 visitas guiadas gratuitas pela feira como ação de acessibilidade, em parceria com a Com Acessibilidade. A equipe contou com 14 audiodescritores, intérpretes de Libras e guias, e contemplou 342 pessoas.

As ações de responsabilidade ambiental implementadas pela Adepe em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente contaram com a atuação da Cooperativa Ecovida Palha de Arroz, da Manifesto Ambiental e da Verdiera. A coleta seletiva deve reverter cerca de 10 toneladas de resíduos recicláveis em renda para mulheres da cooperativa. Foi observada redução de 5 toneladas de plástico, na comparação com 2023. Executada pela primeira vez, a coleta de óleo e restos de comida para compostagem pesou 2 toneladas, gerando 1 tonelada de adubo.

Ampliações e ações inéditas

Daniela Nader
Movimentação na 24ª Fenearte - Daniela Nader

A 24° edição da Fenearte contou com uma ampliação em sua infraestrutura, com mais guichês e mais espaço para o público, evitando filas longas. Os traslados contemplaram quatro shoppings, Patteo, Recife, RioMar e Tacaruna, conduzindo mais de 40 mil pessoas no total.

Ações inéditas de logística e e-commerce foram implementadas graças a parcerias. Os Correios mantiveram uma agência dentro da feira, durante todo o evento, para quem quisesse despachar encomendas para o Brasil e exterior.

Já a Latam Cargo vai manter fortalecida a logística de entregas até o final de agosto. Até lá, empreendedores, artesãos e expositores poderão utilizar o serviço com condições exclusivas. Durante a feira, os artesãos também tiveram acesso a orientações do Mercado Livre para ingresso e vendas na plataforma de comércio eletrônico.

“Fechamos o ciclo deste ano comemorando o movimento, as vendas, os encontros e a assertividade das melhorias que trouxemos. Percebemos maior conforto e comodidade com o aumento dos guichês da bilheteria e a venda antecipada, a chegada de novos ambientes, como as exposições Pernambuco Faz Design e ‘O Som do Barro’, além da ampliação do nosso Circuito Fenearte, que segue até o final do mês de julho”, pontua Camila Bandeira, diretora-executiva da Fenearte.

Continuação da Fenearte

Programação construída em diálogo com a Fenearte, pelo 2º ano o Circuito Fenearte acontece em espaços fora do Pernambuco Centro de Convenções, como centros de cultura e de economia criativa, museus e galerias, ateliês e restaurantes. As suas ações, exposições e atividades colocam o artesanato em diálogo com outras linguagens, como as artes visuais, o design e a gastronomia.

Neste ano, iniciou antes da feira, no dia 26 de junho, e segue até o dia 27 de julho, com ações que contemplam, por exemplo, uma Imersão a Caruaru, nesta sexta-feira (19), com a disponibilização de ônibus saindo da Praça do Arsenal da Marinha, no Bairro do Recife, gratuitamente. Para pegar carona com o Circuito Fenearte, é necessário se inscrever pelo link Imersão em Caruaru, até quinta-feira (18/07).

Toda a programação do Circuito Fenearte pode ser conferida no site fenearte.pe.gov.br/circuitofenearte e também no Instagram @fenearte.


A Fenearte é uma realização do Governo do Estado de Pernambuco por meio da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco — Adepe, órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (Sdec).

Tags

Autor