Dia 25 de julho é feriado? Saiba origem da data e onde há folga
O Dia de São Tiago Maior, também conhecido por Santiago Maior, é celebrado em 25 de julho. Esta data homenageia um dos mais leais discípulos de Cristo
O dia 25 de julho já é bastante pesquisado por milhares de pessoas. Devido a data, surge a dúvida: é feriado? Onde há folga?
Abaixo, entenda a origem da data e saiba onde há folga na próxima quinta-feira.
Dia de São Tiago Maior
O Dia de São Tiago Maior, também conhecido como Santiago Maior, é celebrado em 25 de julho. Esta data homenageia um dos mais leais discípulos de Cristo, o primeiro dos doze apóstolos a sacrificar sua vida pelo Evangelho: São Tiago Maior, também chamado de Tiago Zebedeu e Tiago Boanerges.
Filho de Zebedeu e Salomé e irmão de João, o Evangelista, Tiago foi chamado por Cristo para ser seu apóstolo, abandonando tudo para seguir Jesus.
Para diferenciar-se de outro apóstolo com o mesmo nome, Tiago Menor, São Tiago Maior é assim chamado por ser o mais velho dos dois.
Segundo a tradição, enquanto era martirizado, Tiago abraçou um dos carcereiros e desejou-lhe a "Paz do Senhor". Comovido, o carcereiro se converteu ao cristianismo e foi martirizado ao lado do apóstolo.
São Tiago Maior é atualmente considerado o padroeiro dos cavaleiros, peregrinos, farmacêuticos, veterinários e químicos. Ele também é padroeiro da Espanha, Guatemala, Chile e Nicarágua.
Uma das devoções mais conhecidas a este santo é a Peregrinação de Santiago de Compostela, onde fiéis de toda a Europa caminham até o Santuário de Santiago.
Os Caminhos de Santiago de Compostela seguem, supostamente, as mesmas rotas que São Tiago percorreu na Península Ibérica enquanto pregava a palavra de Deus.
25 de julho: é feriado?
No dia 25 de julho, o Amapá celebra o Dia de São Tiago com uma festa que já é tradição há mais de 200 anos.
Esta comemoração, trazida da África, homenageia a bravura de um soldado que, segundo a crença, apareceu para ajudar os cristãos na luta contra os mouros. Esse soldado é identificado como São Tiago.
A festa inclui encenações dos principais acontecimentos da batalha, destacando-se o desfile do Bobo Velho, um personagem que representa o vigia enviado pelos mouros para espionar os cristãos.
Durante o desfile, é tradição as pessoas atirarem bagaços de laranja no Bobo Velho, recriando o ambiente histórico e cultural dessa celebração. Portanto, a data é feriado apenas no Amapá.