Prefeita de Paris mergulha no rio Sena a nove dias do início dos Jogos Olímpicos

A prefeita mergulhou nas águas verdes e turvas do rio Sena. Na ponte Sully, centenas de pessoas se aglomeraram para testemunhar o evento

Publicado em 17/07/2024 às 12:54 | Atualizado em 17/07/2024 às 13:05

A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, o presidente do comitê organizador dos Jogos Olímpicos, Tony Estanguet, e o prefeito da região de Île-de-France, Marc Guillaume, realizaram nesta quarta-feira (17), um mergulho simbólico no rio Sena, a apenas nove dias da cerimônia de abertura de Paris-2024, que incluirá várias competições no local.

Sob um céu ensolarado e com água a 20 graus, as condições finalmente permitiram que as autoridades realizassem o mergulho histórico antes dos Jogos.

Perto da prefeitura de Paris, Anne Hidalgo nadou nas águas verdes e turvas às 10h00. Centenas de pessoas se reuniram na ponte Sully para assistir ao evento.

 

EMMANUEL DUNAND / AFP

Imagem da Prefeita de Paris saindo da água no rio Sena - EMMANUEL DUNAND / AFP

Embora a qualidade bacteriológica do Sena tenha melhorado e seu fluxo diminuído, ainda não há confirmação se as provas programadas para o rio serão realizadas:

  • Triatlo (30 e 31 de julho, 5 de agosto);
  • Natação em águas abertas (8 e 9 de agosto);
  • Paratriatlo (1º e 2 de setembro).

Internacionalmente, pode parecer anedótico, mas é crucial para os organizadores dos Jogos, que fizeram do rio o centro do evento e sua descontaminação um dos pilares da candidatura de Paris.

Hidalgo, após o mergulho, comentou que foi um dia de sonho e que a promessa foi cumprida após muito trabalho técnico e infraestrutural.

Os Jogos são vistos como um catalisador, e esse mergulho simbólico marcará uma data importante, deixando um grande legado para a cidade.

As autoridades francesas investiram cerca de 1,4 bilhão de dólares na limpeza do rio, que estava proibido para mergulhos há mais de um século devido à navegação e à poluição.

Além das competições, o trecho central do Sena em Paris será o cenário da cerimônia de abertura, com um desfile das delegações participantes ao longo do rio.

Após resultados iniciais negativos sobre a qualidade da água devido ao clima chuvoso da primavera e início do verão, as autoridades locais anunciaram na semana passada que os parâmetros estão agora dentro dos limites permitidos para a competição.

Dessa forma, será permitido que os ensaios da cerimônia de abertura ocorram conforme programado para 26 de julho.

Com informações da AFP

Tags

Autor