Saiba o que acontece se você não sacar seu PIS
Não perca o prazo: saiba até quando você pode sacar seu PIS e evite perder esse importante benefício trabalhista; valor é de até de R$ 1,4 mil em 2024
Milhões de brasileiros têm direito ao Abono Salarial do PIS (Programa de Integração Social), um benefício anual pago aos trabalhadores que se enquadram nos critérios estabelecidos pelo governo federal.
Esse recurso, muitas vezes fundamental para complementar a renda familiar, está disponível para saque até uma data específica, e deixar de retirá-lo pode resultar em perda do benefício.
Quem tem direito ao PIS?
O Abono Salarial do PIS é destinado aos trabalhadores que tenham exercido atividade remunerada por pelo menos 30 dias no ano-base, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos.
Para ter direito ao saque, é necessário também estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e ter os dados atualizados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).
Muitas vezes, os beneficiários deixam de sacar o PIS por falta de informação ou por não realizarem a atualização cadastral necessária junto aos órgãos competentes.
A cada ano, uma parcela significativa dos trabalhadores que têm direito ao abono não realiza o saque dentro do prazo estipulado, perdendo assim o acesso ao recurso que poderia auxiliar nas despesas.
Como sacar o PIS?
O processo para sacar o PIS é relativamente simples, podendo ser realizado em agências da Caixa Econômica Federal, correspondentes Caixa Aqui, lotéricas ou até mesmo através do crédito em conta para correntistas do banco.
Para quem não tem conta na Caixa, o saque do PIS pode ser feito através do aplicativo Caixa TEM.
No entanto, é fundamental estar atento ao prazo estabelecido pelo calendário oficial de pagamento, pois após a data limite, não será mais possível realizar o saque.
Além do Abono Salarial do PIS, há também o rendimento do PIS, que é uma distribuição de parte dos lucros obtidos pelo Fundo PIS/Pasep aos cotistas.
Assim como o abono, o rendimento também precisa ser sacado dentro do prazo estipulado para não ser perdido.
Aprenda a consultar o abono salarial neste vídeo:
O que acontece se você não sacar seu PIS?
A não retirada do PIS dentro do período estabelecido pode acarretar na devolução dos recursos ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), que é responsável por financiar o seguro-desemprego, abono salarial e programas de desenvolvimento econômico.
Esses recursos são utilizados para beneficiar outros trabalhadores que se enquadram nos critérios estabelecidos para acesso aos benefícios sociais.
Portanto, é fundamental que todos os trabalhadores verifiquem regularmente se possuem direito ao Abono Salarial do PIS e fiquem atentos ao calendário de pagamento estabelecido pelo governo.
Evitar perder o prazo é garantir o acesso a um recurso financeiro importante, que pode fazer diferença no orçamento familiar.
Lembre-se: o PIS referente ao ano corrente pode ser sacado até 27 de dezembro de 2024. Não deixe para última hora e garanta seus direitos trabalhistas.