Biden desiste da candidatura à presidência dos EUA e declara apoio a Kamala Harris
Em um anúncio, o presidente dos EUA, Joe Biden, revelou que não buscará a reeleição, optando por apoiar a atual vice-presidente como sua sucessora.
Neste domingo, 21 de julho, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, fez um comunicado inesperado: ele renunciou à sua candidatura para um segundo mandato.
A decisão surge após um período de crescente especulação e pressão, intensificados pelo desempenho abaixo das expectativas durante um debate presidencial no final de junho.
Em comunicado divulgado no X (antigo Twitter), Biden expressou sua gratidão pelo tempo em que serviu como presidente e destacou que, embora seu desejo inicial fosse buscar a reeleição, ele acredita que a melhor decisão para o país e para o partido é deixar o caminho livre para Kamala Harris.
"Foi a maior honra da minha vida servir como seu presidente. E embora tenha sido minha intenção buscar a reeleição, acredito que é do melhor interesse do meu partido e do país que eu me afaste e me concentre exclusivamente em cumprir meus deveres como presidente pelo restante do meu mandato", afirmou Biden.
Nos dias seguintes ao debate, Biden enfrentou críticas e apelos para reconsiderar sua candidatura.
Figuras relevantes do Partido Democrata, como a ex-presidente da Câmara Nancy Pelosi e o ex-presidente Barack Obama, expressaram preocupações sobre as chances do presidente nas eleições e sobre sua capacidade de manter o ritmo de uma campanha presidencial.
Recentemente diagnosticado com COVID-19, Biden teve que cancelar compromissos de campanha e entrar em isolamento.
Durante esse período, parece ter refletido profundamente sobre sua candidatura e o futuro do Partido Democrata.
O Comunicado de Biden
Em seu comunicado, Biden destacou os avanços realizados durante sua presidência e agradeceu ao povo americano pelo apoio.
Ele expressou sua gratidão a todos que trabalharam em sua campanha e reafirmou o compromisso com as promessas feitas durante seu mandato.
"Hoje, a América possui a economia mais forte do mundo. Fizemos investimentos históricos em nossa saúde pública e, em três anos e meio, progredimos muito como nação. Durante os últimos três anos e meio de minha administração, modernizamos nossa infraestrutura como nunca antes. Também lideramos uma incrível revolução em serviços e tecnologia", afirmou Biden.
Confira o comunicado na íntegra: