4 motivos para bloqueio do Bolsa Família
Entenda as regras que podem levar ao cancelamento do benefício e como manter o cadastro em dia para evitar cortes indesejados no Bolsa Família
O programa Bolsa Família foi recriado no ano de 2023 pelo governo Lula. Atualmente, existem mais de 20 milhões de famílias inscritas no programa.
É importante lembrar que o programa tem regras de manutenção que, se descumpridas, podem ocasionar o cancelamento do recebimento das parcelas. A seguir, veja 4 motivos para bloqueio do Bolsa Família.
1.CadÚnico desatualizado
De acordo com informações do Governo Federal, cerca de 7 milhões de inscritos não atualizaram as informações no Cadastro Único.
A ferramenta é a principal via de acesso para programas como o Bolsa Família. O CadÚnico deve ser atualizado a cada dois anos.
2. Falta de frequência escolar de crianças e adolescentes:
Uma das regras do Bolsa Família é que a frequência escolar de crianças e adolescentes deve ser mantida.
- De acordo com a exigência, as crianças devem frequentar 75% das aulas.
3. Aumento de renda per capita
O valor máximo por integrante da família é de R$ 218 por pessoa. Caso a família ultrapasse este valor, o benefício pode ser cortado.
4. Vacinas em falta
Além da frequência escolar, o Bolsa Família também exige que as crianças sejam devidamente vacinadas. Caso haja vacinas em atraso, o benefício pode ser cancelado para a família.
No vídeo abaixo, confira mais motivos para cortes no programa.