BNDES edital: confira cargos, edital e como se inscrever no concurso
O edital oferece 900 vagas de nível superior, das quais 150 são para contratação imediata e 750 para formação de cadastro reserva. Veja vagas
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou nesta segunda-feira (22) a abertura de um novo concurso público, o primeiro em 12 anos.
O último processo seletivo ocorreu em 2012, com provas aplicadas no início de 2013.
O edital oferece 900 vagas de nível superior, das quais 150 são para contratação imediata e 750 para formação de cadastro reserva.
Cargos
As vagas para o cargo de analista no BNDES estão disponíveis nas seguintes áreas: administração, análise de sistemas/cibersegurança, análise de sistemas/desenvolvimento, análise de sistemas/suporte, arquitetura/urbanismo, arquivologia digital, ciências contábeis, comunicação social, direito, economia, engenharia e psicologia organizacional. Os candidatos devem ter formação específica na área escolhida.
Para a área de ciência de dados, é aceito curso superior em qualquer área de formação.
Além disso, para as áreas de administração, ciências contábeis, direito, economia, engenharia e psicologia organizacional, é necessário que o candidato possua registro no respectivo conselho ou ordem profissional.
As vagas são destinadas à sede do BNDES, localizada no Rio de Janeiro. No entanto, conforme as necessidades do banco, os aprovados poderão ser alocados em outras unidades em Brasília, São Paulo ou Recife.
Os aprovados deverão estar disponíveis para viagens a trabalho, tanto no país quanto no exterior.
Edital
Confira aqui para conferir o edital completo.
Como se inscrever?
As inscrições para o processo seletivo devem ser realizadas entre 26 de julho e 19 de agosto no site da Fundação Cesgranrio, a banca organizadora do concurso.
Os interessados devem pagar uma taxa de inscrição de R$ 110. Candidatos que são doadores de medula óssea registrados em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde e aqueles inscritos no CadÚnico podem solicitar isenção dessa taxa.
Provas
As provas, previstas para o dia 13 de outubro, serão aplicadas em todas as capitais brasileiras. Os aprovados atuarão na sede do BNDES, localizada no Rio de Janeiro.
Dependendo das necessidades do banco, os candidatos podem ser transferidos para outras unidades do BNDES em cidades como Brasília, São Paulo, Recife ou qualquer outra localidade onde o banco venha a atuar.
O processo seletivo tem validade de dois anos a partir da data de publicação do edital de homologação dos resultados finais, podendo ser prorrogado por mais dois anos conforme as necessidades do BNDES.
Remuneração
O salário inicial previsto no novo plano de cargos e salários do BNDES é de R$ 20,9 mil, com uma jornada de trabalho de 35 horas semanais.
Além dos direitos previstos em lei, os aprovados contarão com diversos benefícios, incluindo:
- Possibilidade de ascensão na carreira, conforme o plano de cargos e salários vigente na época da admissão e o desempenho do(a) empregado(a).
- Assistência à saúde.
- Assistência educacional, que abrange auxílio-babá, creche e ensinos fundamental e médio.
- Plano de previdência complementar.
- Vantagens adicionais estabelecidas por normas complementares específicas vigentes na época da contratação.
Durante a abertura do encontro "States of the Future", realizado na sede do banco, o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, ressaltou a importância do concurso e destacou que os novos profissionais serão muito exigidos, afirmando: "Nós somos a instituição que mais transfere recursos para o Tesouro Nacional."
Cronograma do concurso
- Inscrições: 26/07 a 19/08/2024
- Solicitação de inscrição com isenção da taxa: 26/07 a 02/08/2024
- Cartão de Confirmação de Inscrição: 09/10/2024
- Aplicação das provas: 13/10/2024
- Disponibilização do Cartão-Resposta: 19/11/2024
- Resultado das provas objetivas e notas preliminares da prova discursiva: 27/11/2024
- Resultado final das provas: 30/01/2025