4 formas de sacar o abono salarial do PIS/Pasep
Tanto os trabalhadores da iniciativa privada quanto os servidores públicos receberão de acordo com o mês de nascimento de cada beneficiário
O abono salarial é um benefício anual, com valor de até um salário-mínimo, destinado a trabalhadores e servidores que atendem aos requisitos estabelecidos pelo programa.
De forma geral, têm direito ao abono os funcionários da iniciativa privada (PIS) e os servidores públicos (Pasep) que trabalharam por pelo menos 30 dias no ano-base e receberam, em média, até dois salários-mínimos por mês.
Calendário do PIS 2024
Este ano, o calendário de pagamento do Pis Pasep 2024 foi unificado. Tanto os trabalhadores da iniciativa privada quanto os servidores públicos receberão de acordo com o mês de nascimento de cada beneficiário.
No Rio Grande do Sul, além do pagamento já programado, o governo federal está antecipando os créditos dos benefícios para os nascidos de julho a dezembro, em resposta à situação de calamidade no estado.
O pagamento é realizado automaticamente, sem necessidade de manifestação ou solicitação por parte do beneficiário.
Nos casos do Rio Grande do Sul, o empregador deve estar localizado no estado para que os funcionários possam receber a antecipação dos créditos.
Datas de pagamento:
- Nascidos em setembro – 15 de julho
- Nascidos em outubro – 15 de julho
- Nascidos em novembro – 15 de agosto
- Nascidos em dezembro – 15 de agosto
Como sacar o Pis/Pasep?
Pis
O pagamento do PIS (Programa de Integração Social) para trabalhadores da iniciativa privada é gerenciado pela Caixa Econômica Federal.
Os beneficiários têm quatro opções para receber o benefício:
- Crédito em conta bancária,
- Transferência via TED,
- PIX,
- Saque presencial nas agências da Caixa.
Pasep
Por outro lado, o Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) é destinado aos servidores públicos, com os depósitos sendo efetuados pelo Banco do Brasil.
De acordo com o Ministério do Trabalho, o pagamento do Pasep também oferece múltiplas opções: crédito em conta bancária, transferência via TED, PIX, ou saque presencial nas agências do Banco do Brasil.
Consulta do Pis/Pasep
Os dados sobre o banco de recebimento, as datas e os valores, incluindo anos anteriores, estão disponíveis para consulta no aplicativo Carteira de Trabalho Digital e no portal Gov.br.
Siga o passo a passo:
- Certifique-se de que o aplicativo esteja atualizado;
- Acesse o sistema com seu número de CPF e a senha utilizada no portal gov.br;
- Toque em "Benefícios" e, em seguida, em "Abono Salarial". A tela seguinte irá informar se o trabalhador está ou não habilitado para receber o benefício.