Quatro dicas do que não fazer em uma entrevista de emprego

Especialista em RH dá quatro dicas de comportamentos que podem minar as chances de conseguir aquela vaga de emprego; confira quais

Publicado em 03/08/2024 às 9:27

Participar de uma entrevista de emprego é um momento crucial na vida de qualquer profissional.

Para garantir que você cause uma boa impressão e aumente as suas chances de ser contratado, é importante estar atento a certos comportamentos que precisam ser evitados.

Caio Infante, um dos maiores especialistas de Employer Branding e embaixador da Networkme, dá algumas dicas essenciais para se destacar de maneira positiva nesta etapa decisiva.

1. Ficar olhando o celular durante a conversa

"Pode parecer óbvio, mas esta dica é muito valiosa, pois vários candidatos não conseguem largar o celular nem mesmo em uma entrevista de emprego.

A dica, então, é: desligue, coloque no modo avião ou guarde totalmente o aparelho para que barulhos ou vibrações de notificações não atrapalhem. Mostre interesse genuíno na conversa com seu entrevistador."

2. Mentir sobre sua história e habilidades

"Muito cuidado com as informações que você compartilha. Seja honesto com o seu potencial empregador. Não é necessário mentir para se destacar. Se a empresa não valoriza os seus verdadeiros valores, tudo bem, outra certamente se alinhará melhor com você. A sinceridade é sempre a melhor política."

3. Falar mal do antigo chefe ou emprego

"Falar mal de antigos colegas, chefes ou empresas onde você trabalhou anteriormente pode prejudicar a sua imagem. Mesmo que a experiência tenha sido negativa, é importante focar nos aspectos positivos do que você aprendeu.

Se o entrevistador perguntar sobre pontos negativos, responda com cuidado, destacando como seus valores não estavam mais alinhados e como você busca crescer em uma empresa com oportunidades mais claras de carreira."

4. Chegar desinformado

"Chegar a uma entrevista sem conhecer nem o básico sobre a empresa é um erro comum. Antes da entrevista, pesquise sobre a instituição, conheça o seu mercado de atuação e procure informações sobre as pessoas com as quais terá contato.

Isso mostra preparação e interesse, além de minimizar a possibilidade de ficar em uma situação desconfortável, como falar que não gosta de determinado comportamento ou cultural e a empresa manifestar exatamente aquilo que você disse não concordar."

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