Bactéria E.coli: entenda infecção de atleta belga após competir no rio Sena
A triatleta de 31 anos, Claire Michel, participou do triatlo feminino nas Olimpíadas de Paris, no Sena, em 31 de julho e foi hospitalizada
Claire Michel, triatleta da Bélgica que representou o país no triatlo feminino nas Olimpíadas de Paris, está internada desde o último dia 31, quando participou de uma competição no rio Sena e foi infectada com a bactéria Escherichia coli (E.coli).
Conforme o Comitê Olímpico Belga, a equipe do país não participará do triatlo programado para esta segunda-feira (5). "O COIB e o Triatlo Belga esperam que sejam tiradas lições para as próximas competições de triatlo nos Jogos Olímpicos", afirma em nota.
O que é a bactéria E. Coli?
A bactéria E. Coli é naturalmente encontrada no intestino humano e animal, e a maior parte das suas cepas são inofensivas, contudo, de acordo com o Ministério as Saúde, algumas podem causar doenças sérias, sendo transmitidas por meio do consumo de água e alimentos contaminados.
“Ao contrário de muitas outras bactérias causadoras de doenças, a E. coli pode causar uma infecção mesmo se você ingerir apenas pequenas quantidades. Por esse motivo, você pode ficar doente com a E. coli ao comer um hambúrguer levemente mal cozido ou ao engolir um bocado de água de piscina contaminada”, explica a Mayo Clinic, dos Estados Unidos.
O quadro mais grave da doença costuma ser desenvolvido com mais frequência por crianças e idosos, que devem reduzir sua exposição evitando ingerir água de lagos e piscinas e lavando bem os alimentos e as mãos antes de consumir.
De acordo com a Mayo Clinc, a água pode ser poluída por meio de fezes humanas e de animais: "Algumas pessoas também foram infectadas com E. coli depois de nadar em piscinas ou lagos contaminados com fezes".
Uma das cepas mais graves da bactéria é a E. coli enterohemorrágica (EHEC). Ela produz toxinas que provocam cólicas abdominais fortes e diarreia intensa, com presença de sangue nas fezes, além de febre e vômitos. Em geral, os sintomas duram de três a oito dias.
Preocupações com o rio Sena
Nadadora da seleção da Bélgica, Jolien Vermelylen participou da prova e já havia comentado sobre sua experiência, em entrevista ao VTM: "Nadando sob a ponte, senti e vi coisas que é melhor não pensar muito".
O triatlo e a natação no Rio Sena eram marcos que os Jogos Olímpicos de País gostariam de deixar para a história da competição. Mais de 1,4 bilhão de euros (R$ 8,7 bilhões de reais na cotação atual) foi investido para reduzir a poluição local e criar infraestruturas para as provas.