CNH: milhares de vagas para tirar a carteira de motorista de graça
O programa de habilitação também possibilita adição de categoria para quem já tem carteira de motorista; veja quais são os requisitos da CNH gratuita
Para aqueles que desejam tirar a carteira de motorista pela primeira vez, há 3.500 vagas disponíveis neste segundo semestre.
As oportunidades são para:
- A primeira habilitação nas categorias A (moto) ou B (carro);
- Aqueles já habilitados, com a adição de categoria A ou B e a mudança de categoria D (van, micro-ônibus, ônibus) ou E (caminhão e carreta).
CNH Social
A iniciativa em questão é do estado do Espírito Santo (ES) e já disponibilizou outras 3.500 vagas no primeiro semestre do ano.
Dentre as oportunidades disponíveis, 5% são reservadas para Pessoa com Deficiência (PCD) e 8% para os egressos do sistema prisional.
"Caso essas vagas reservadas não sejam preenchidas, o quantitativo vago será revertido para ampla concorrência", explica o governo do estado.
Como se inscrever?
É importante ressaltar que o cidadão deve estar inscrito no Cadastro Único desde 9 de fevereiro de 2024 para ter direito à CNH Social do ES. Além disso, deverá residir no estado.
Ao cumprir essas regras, o interessado deverá acessar o site www.detran.es.gov.br, clicar no botão "CNH Social" na página principal e inserir as informações pessoais.
As vagas são distribuídas da seguinte forma: 40% para a primeira habilitação (A ou B); 20% para a Adição de Categoria A ou B; e 40% para a Mudança de Categoria D ou E.
Todo o processo é custeado pelo governo estadual, incluindo os exames médicos, toxicológicos e aulas teóricas e práticas.
Cursos profissionalizantes
Com a CNH em mãos, o inscrito poderá participar de um curso profissionalizante em alguma das seguintes áreas:
- Transporte de Produtos Perigosos
- Transporte de Escolar
- Transporte de Passageiros
- Transporte de Carga Indivisível
- Transporte de Veículos de Emergência, Mototáxi ou Motofrete
Para isso, é necessário ser maior de 21 anos, estar com a CNH válida e não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima durante os últimos 12 meses.