Aeroporto de Porto Alegre reabre em outubro com 70% da capacidade
O ministro Silvio Costa Filho afirma que a reabertura do aeroporto ajudará a acelerar a a recuperação econômica do Rio Grande do Sul
A partir de 21 de outubro, o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre (RS), retomará os voos comerciais.
A venda de passagens aéreas estará disponível a partir desta sexta-feira, 9 de agosto. Com informações da Agência Brasil.
O governo federal anunciou que a operação será restabelecida com 128 voos diários, somando mais de 3 mil voos por mês. Os voos ocorrerão das 8h às 22h.
O aeroporto estava fechado desde 3 de maio devido às enchentes que afetaram o estado.
O retorno das operações foi divulgado pelos ministros Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos) e Paulo Pimenta (Secretaria para Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul) na quinta-feira, 8 de agosto.
“Isso vai acelerar a recuperação econômica do estado", afirmou Costa Filho.
A concessionária Fraport prevê que o aeroporto funcione a plena capacidade a partir de 16 de dezembro.
Pimenta informou que, antes da enchente, o aeroporto operava com cerca de 1,3 mil voos semanais e que a retomada começará com aproximadamente 70% desse volume.
A recuperação do aeroporto inclui a reabilitação da pista de pouso e decolagem, que tem 1.300 metros de extensão (equivalente a 60 mil metros quadrados), além de 20 mil metros quadrados do pátio onde as aeronaves ficam estacionadas.
A fase de limpeza do terminal já foi concluída, e agora a equipe está trabalhando na recuperação das áreas afetadas para a retomada das operações de voo.
Em outubro, serão realizados trabalhos em áreas que não envolvem a movimentação de aeronaves. Esta etapa inclui a recuperação de 1.200 metros quadrados de extensão (aproximadamente 53 mil metros quadrados).
Além disso, o pavimento será preparado para recapeamento ou reconstrução, conforme necessário.
A meta é concluir a recuperação completa dos 3.200 metros de pista, além das taxiways e do pátio, para que o aeroporto possa operar em sua totalidade a partir de dezembro.