Drex: o que é, como funciona e quando será lançado; saiba tudo sobre o real digital
O Drex é o nome dado ao real digital, uma moeda que existirá apenas em formato eletrônico e será emitida pelo Banco Central do Brasil.
O Banco Central do Brasil (BC) está se preparando para lançar o Drex, a versão digital do real, que será a moeda oficial em formato eletrônico.
O Drex faz parte de um movimento global de bancos centrais que estão explorando moedas digitais.
O dinheiro digital será regulado pelo Banco Central e será emitido, apenas, em sua plataforma. A moeda vai ter as mesmas garantias e segurança do real tradicional, tal qual o valor.
O que é o Drex?
O Drex é o nome dado ao real digital, uma moeda que existirá apenas em formato eletrônico e será emitida pelo Banco Central do Brasil.
Diferente das criptomoedas, como o Bitcoin, que operam de forma descentralizada, o Drex será totalmente regulado e controlado pelo governo brasileiro.
Como vai funcionar?
Segundo o BC, o Drex vai possibilitar vários tipos e transações financeiras e você vai precisar ter o intermédio de um banco para usar.
Esses serviços financeiros inteligentes serão liquidados pelos bancos dentro da Plataforma Drex do Banco Central (BC), ambiente em desenvolvido para as transações.
Quando o drex vai ser lançado?
Segundo o Banco Central, o drex ainda não tem data para lançamento.
Ele está em fase de testes em ambientes restritos desde março de 2023.
Qual a diferença do Pix para o Drex?
Segundo o BC, o drex chega para agregar no uso do pix. Os dois vão funcionar da seguinte maneira:
- Basicamente falando, o pix será usado para transações mais simples. Por exemplo: Pagamento de uma compra no mercado.
- Já o drex, será usado para transações mais arriscadas, por exemplo: a compra de um carro usado.
Nesse caso, o dinheiro só sairia da sua conta quando o vendedor te entregasse o carro. Garantindo, assim, a compra segura. Veja mais no vídeo abaixo, gravado pelo Banco Central: