Calendário PIS de quem trabalhou em 2023: quando será pago? Veja previsão
A liberação do benefício Pis Pasep ano base 2023 acontecerá somente em 2025. As datas de pagamento e valores do abono já estão sendo muito buscadas
Com o fim dos depósitos do PIS/Pasep ano base 2022, milhares de beneficiários já estão em busca de informações sobre o benefício com ano base 2023.
No entanto, ainda não é possível confirmar informações sobre pagamento e valores do benefício. Estes dados devem ser revelados no final do ano pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (CODEFAT).
Regras para o Benefício
O abono salarial seguirá as mesmas regras dos anos anteriores. Deste modo, receberão as parcelas aqueles que:
- Estão inscritos no PIS/Pasep há pelo menos 5 anos: O trabalhador precisa ter cadastro no PIS/Pasep por um período mínimo de cinco anos.
- Receberam até dois salários mínimos: A remuneração média mensal durante o ano base não pode ultrapassar o valor de dois salários mínimos.
- Exerceram atividade remunerada por pelo menos 30 dias: O trabalhador deve ter exercido atividade remunerada durante, no mínimo, 30 dias consecutivos ou não, no ano base.
- Estão com dados corretamente informados pelo empregador: Os dados do trabalhador devem estar corretamente informados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) ou no eSocial.
Tabela do PIS Ano Base 2023
A tabela do PIS ano base 2023 indicará o valor a ser recebido pelos trabalhadores, com base nos meses trabalhados durante o ano base. Como exemplo:
- 1 mês de trabalho: Receberá 1/12 do salário mínimo vigente.
- 2 meses de trabalho: Receberá 2/12 do salário mínimo vigente.
- 12 meses de trabalho: Receberá o valor total do salário mínimo vigente.
O valor exato será determinado pela quantidade de meses trabalhados e o salário mínimo vigente em 2025.
Datas de Pagamento
As datas de pagamento ainda não foram confirmadas. No entanto, espera-se que o benefício seja liberado entre fevereiro e agosto de 2025, seguindo o calendário dos anos anteriores.