CNU: cadernos de prova já estão disponíveis; confira como acessar
As provas do CPNU foram realizadas em 228 cidades, abrangendo todos os estados e o Distrito Federal. Saiba todos os detalhes sobre o resultado
Na noite desse domingo (8), o Ministério da Gestão e Inovação nos Serviços Públicos (MGI) disponibilizou os cadernos de questões do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), em conformidade com o cronograma oficial.
Os participantes podem acessar os cadernos de questões diretamente no site do CPNU ou na página da Cesgranrio dedicada ao concurso, utilizando login via Gov.br. Estão disponíveis as questões referentes aos oito blocos de conhecimento.
Apelidado de "Enem dos Concursos" devido à sua vasta escala, com 2,1 milhões de inscritos, o CPNU trouxe, para os candidatos de nível médio, no bloco 8, uma redação sobre o tema: "Como a educação e o progresso científico e tecnológico podem ajudar a reduzir as desigualdades".
Já os sete blocos de nível superior abordaram temas variados nas provas dissertativas, incluindo censo escolar, mudanças climáticas, direitos humanos no contexto indígena e a situação do sistema prisional.
O MGI também reforçou que os candidatos que desrespeitaram a regra de não sair com o caderno de questões serão identificados e eliminados do concurso, conforme previsto no edital.
De acordo com a ministra Esther Dweck, poucos participantes foram identificados nesta situação.
Datas
O gabarito preliminar da prova objetiva será divulgado nesta terça-feira (20), e estará disponível na página oficial do concurso. Os candidatos terão os dias 20 e 21 de agosto para apresentar recursos, caso discordem de alguma questão.
A imagem do cartão-resposta estará disponível em 10 de setembro, e as notas finais das provas objetivas serão publicadas em 8 de outubro, após a análise de todos os recursos.
No mesmo dia, será divulgada a nota preliminar da prova discursiva, e os pedidos de revisão das questões abertas poderão ser feitos em 8 e 9 de outubro.
A nota final das provas discursivas está prevista para 17 de outubro, com as notas finais de todo o concurso sendo anunciadas em 21 de novembro.
Provas
As provas do CPNU foram realizadas em 228 cidades, abrangendo todos os estados e o Distrito Federal. Dos 2,1 milhões de inscritos, aproximadamente 1 milhão compareceram, com o índice de abstenção dentro do esperado pelo governo.
O concurso também contará com um cadastro de reserva, onde mais de 13 mil candidatos classificados poderão ser convocados futuramente, inclusive para vagas temporárias.
Os salários iniciais para os aprovados variam de R$ 4.407,90 a R$ 22,9 mil, dependendo do cargo.