Restituição Imposto de Renda não caiu; o que fazer? Entenda

O segundo lote da restituição do imposto de renda será distribuído na próxima sex-feira (28), totalizando R$8,5 bilhões para 5.755.667 contribuintes

Publicado em 21/08/2024 às 11:39

Na próxima sexta-feira (28), a Receita Federal pagará o segundo lote de restituição do Imposto de Renda 2024, totalizando R$8,5 bilhões para 5.755.667 contribuintes.

Além dos grupos prioritários, 252.738 moradores do Rio Grande do Sul receberão o pagamento devido às enchentes que afetaram o estado.

Para consultar a restituição, acesse o site da Receita Federal, informe CPF, data de nascimento e ano da declaração.

Se você está aguardando a restituição, mas ainda não recebeu o pagamento, siga estes passos para verificar e resolver possíveis problemas:

Confirme o prazo:

Cheque se é a sua vez de receber. Se a mensagem na consulta indicar que está em "Fila de Restituição", o pagamento será feito em lotes futuros.

Tenha paciência:

A Receita não define um horário exato para os pagamentos. Se não houver depósito até o final do dia, investigue possíveis problemas.

Verifique a malha fina:

Se a declaração caiu na malha fina, é preciso regularizar pendências. Use a "Declaração retificadora" no PGD ou na plataforma online.

Revise os dados bancários:

Confirme se os dados bancários estão corretos e se o número da conta é válido. Corrija qualquer erro pelo Portal e-CAC ou entre em contato com a agência bancária.

Cheque a existência da conta:

Se a conta foi cancelada, o valor ficará disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Solicite o resgate pelo Portal BB ou pelo Portal e-CAC.

Mantenha seus dados atualizados para evitar problemas com a restituição.

O calendário de restituições é o seguinte:

  • 1º lote: 31 de maio
  • 2º lote: 28 de junho
  • 3º lote: 31 de julho
  • 4º lote: consulta em 23 de agosto e pagamento em 30
  • 5º lote: 30 de setembro

Tags

Autor