5 maneiras de como consultar o número do PIS; confira
O PIS é vital para benefícios trabalhistas. Se você não sabe onde encontrar o número, veja cinco maneiras simples de consultá-lo facilmente.
Consultar o número do PIS (Programa de Integração Social) pode ser uma tarefa simples, mas muitos brasileiros ainda têm dúvidas sobre como encontrar essa informação de forma rápida e prática.
O PIS é essencial para acessar benefícios trabalhistas, como o seguro-desemprego e o FGTS. Se você não sabe onde encontrar o seu número, confira cinco maneiras fáceis de consultá-lo.
5 maneiras de como consultar o número do PIS
-
Consulta pela Carteira de Trabalho
Carteira de trabalho física: Verifique as primeiras páginas do documento, onde geralmente o número do PIS está impresso junto com os dados pessoais do trabalhador.
Carteira de trabalho digital: Acesse o aplicativo "Carteira de Trabalho Digital", disponível para Android e iOS. Após o login com suas credenciais, o número do PIS estará disponível em um dos contratos registrados.
-
Consultar PIS pelo CPF
Para consultar o PIS pelo CPF é muito simples! Você só precisa ter seu CPF em mãos e ligar para o número 135, da Previdência Social.
Os dados serão informados na opção 5. O atendimento está disponível de segunda a sábado, das 7h até às 22h.
-
Descobrir o número do PIS pela Caixa Econômica Federal
Nesse modo, o trabalhador vai ligar para o número 0800-7260207, procurar o atendimento do Cartão Cidadão, e solicitar o número do PIS.
-
Através do site ou aplicativo Meu INSS
Veja o passo a passo:
- Acesse o site meu.inss.gov.br ou abra o aplicativo Meu INSS.
- Faça login com seu CPF e senha cadastrada. Caso não tenha cadastro, realize um novo seguindo as instruções na plataforma.
Após o acesso, o número do PIS estará disponível no seu perfil, assim como seu CPF.
-
Descobrir o número do PIS pela internet
Acesse o site do Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis) e siga os seguintes passos:
- Clique em "Cidadão"
- Depois em "Inscrição" e, em seguida, "filiado"
- Preencha os dados solicitados e aperte em Continuar
Quando a conta abrir, o número do NIT, que é o mesmo do PIS, vai estar no canto superior da tela.
Pis ano base 2023
É bom salientar que, no ano de 2025, serão creditados, pela Caixa, os valores referentes ao ano base 2023 do abono.
Apesar de não ter datas confirmadas, os pagamentos devem ser feitos entre os meses de fevereiro e agosto do ano que vem.
Pare ter direito você precisa ter cadastro no PIS/PASEP há, pelo menos, cinco anos. Também é necessário ter recebido até dois salários mínimos e ter trabalho 30 dias ou mais, em 2023.