Bolsa Família 2025: aumento pode acontecer no próximo ano? Confira

Proposta de Orçamento para o próximo ano será apresentada no final do mês. O ministro Wellington Dias afirmou que a inflação está sob controle

Publicado em 28/08/2024 às 12:07

O governo federal não deve incluir reajuste nos benefícios do Bolsa Família para o próximo ano. Fontes do Palácio do Planalto e de ministérios envolvidos na elaboração do orçamento indicam que o programa social não receberá um aumento significativo em sua verba.

O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, também confirmou em entrevista ao g1 que não há previsão de reajuste nos benefícios do Bolsa Família em 2025.

Auxiliares do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estão finalizando a proposta de Orçamento para 2025, que detalha os gastos de cada ministério e programa, com previsão de apresentação na próxima semana.

Dias justificou a ausência de reajuste afirmando que a inflação está sob controle, o que mantém o poder de compra das famílias beneficiárias, cujo valor médio pago é de R$ 681,09 por mês. Em agosto, o programa deve atender 20,76 milhões de famílias.

“Não há nenhum estudo [de reajuste], nenhum levantamento, porque dentro da realidade, nesse momento do Brasil, nós temos o poder de compra preservado. É possível comprar, com o valor que pagamos no ano passado, os produtos necessários com base na cesta de alimentos, os produtos de primeira necessidade para estas famílias”, disse o ministro.

O ministro também destacou que cada família tem recebido, em média, R$ 230 por integrante, valor suficiente para ajudar a tirar as pessoas da condição de pobreza.

Reajuste ainda pode ser discutido?

Contudo, ele não descartou a possibilidade de discutir um reajuste caso o governo observe um aumento significativo na inflação que afete a população de baixa renda.

“Claro que também estamos atentos, qualquer momento que tiver a necessidade … O presidente quer garantir que os mais pobres tenham não só o benefício, mas o poder de compra adequado para que a gente possa alcançar um objetivo de tirar o Brasil do Mapa da Fome e fazer disso também um instrumento para a promoção da dignidade”, relatou o ministro.

O Ministério do Planejamento, responsável pela elaboração do Orçamento, não se manifestou sobre os detalhes da proposta orçamentária de 2025.

 

 


Tags

Autor