Nova onda de calor pode trazer recordes e temperaturas de até 40ºC

A partir da primeira semana de setembro, uma nova massa de ar quente e seco se estabelecerá no Brasil, marcando o início desse fenômeno na próxima 2ª

Publicado em 29/08/2024 às 14:50 | Atualizado em 29/08/2024 às 15:17

O Brasil deve enfrentar uma nova onda de calor nos próximos dias, com a expectativa de elevação das temperaturas em grande parte do Centro-Sul do país.

Em algumas áreas do Centro-Oeste, os termômetros podem ultrapassar os 40ºC.

Segundo a Climatempo, a partir da primeira semana de setembro, uma nova massa de ar quente e seco se estabelecerá no Brasil, marcando o início desse fenômeno já na próxima segunda-feira, dia 2.

Os modelos meteorológicos indicam que essa onda de calor pode ser mais prolongada do que o habitual, com temperaturas elevadas persistindo até meados da segunda quinzena do mês em algumas regiões.

"O Centro-Oeste, especialmente o Mato Grosso, deve registrar temperaturas acima de 40°C.  Estados como Rondônia, Tocantins, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo também poderão atingir marcas próximas dos 40°C", afirmou Fábio Luengo, meteorologista da Climatempo, em entrevista ao g1.

Ele também alertou para a possibilidade de novos recordes de calor: "Com essa onda de calor no final do inverno, é possível que algumas regiões registrem as temperaturas mais altas para esta época nos últimos anos."

Devido ao fenômeno, a Climatempo alerta que a umidade do ar pode atingir níveis de emergência - abaixo de 12% - em diversas cidades do sul de Mato Grosso, interior de São Paulo, Triângulo Mineiro, centro-norte e nordeste de Mato Grosso do Sul e sul de Goiás.

Além disso, com o tempo seco e a atmosfera estagnada, a qualidade do ar tende a piorar, já que a concentração de poluentes deve aumentar significativamente nos próximos dias.

Tags

Autor