Treze pessoas são presas por estelionato contra Caixa Econômica

A ação foi realizada na sexta-feira (30). Ao todo, treze pessoas foram presas sendo oito homens e cinco mulheres no Rio Grande do Sul

Publicado em 02/09/2024 às 11:32

A operação conjunta da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal desarticulou uma associação criminosa especializada na criação e utilização de documentos digitais falsos para cometer estelionato contra a Caixa Econômica Federal.

A ação, realizada na última sexta-feira (30), resultou na prisão de 13 pessoas, sendo oito homens e cinco mulheres, em Santana do Livramento e Porto Alegre, ambas no Rio Grande do Sul.

Eles foram detidos pelos crimes de estelionato majorado, falsificação de documentos, uso de documento falso e associação criminosa.

O grupo atuava de forma altamente organizada e sofisticada, explorando falhas no sistema financeiro digital para obter ganhos ilícitos.

As investigações revelaram que os criminosos iniciavam suas operações obtendo informações pessoais de terceiros por meio de phishing, compra de dados em mercados ilegais e invasão de sistemas de empresas.

Com esses dados, usavam ferramentas avançadas para criar documentos digitais falsificados com alta qualidade, dificultando a detecção de fraude pelas instituições financeiras.

Com os documentos falsos, o grupo realizava saques em espécie das contas das vítimas, causando prejuízos significativos tanto para a Caixa Econômica Federal quanto para as pessoas cujos dados foram comprometidos.

 

Tags

Autor