Calendário Bolsa Família mês de setembro: novidade pode deixar famílias sem dinheiro

As famílias precisam cumprir as regras do programa para receber as parcelas; em setembro, uma fiscalização irá interromper o pagamento de alguns

Publicado em 05/09/2024 às 10:29 | Atualizado em 06/09/2024 às 11:57

O Bolsa Família chega a milhões de lares brasileiros em setembro. Com a nova gestão do programa, todos os beneficiários recebem, pelo menos, R$ 600 por mês.

A exceção é para aqueles que estão em Regra de Proteção, pois aumentaram a renda através do emprego e passaram a receber apenas R$ 300 fixos pelo programa. Após um período, a família é cortada e deixa de receber.

Mas a novidade para as famílias é que uma "nova" repercussão de condicionalidade será aplicada no mês de setembro.

Em outras palavras, as famílias que descumpriram regras da área da saúde anteriormente poderão ficar sem pagamento. Veja mais abaixo. 

Calendário do Bolsa Família de setembro

No primeiro semestre (de janeiro a junho), quem descumpriu alguma das regras abaixo, por mais de uma vez, poderá ter o benefício bloqueado ou suspenso:

  • Atualização de vacinas dos membros da casa;
  • Pesagem de crianças;
  • Pré-natal de gestantes.

No bloqueio, o pagamento não é sacado por 1 mês, podendo ser retirado no mês seguinte. Já na suspensão a família perde 2 parcelas, de 2 meses, sem receber depois.

O bloqueio é destinado para quem já recebeu alerta, e a suspensão ocorre para quem já foi bloqueado antes.

Para os que irão receber a parcela normalmente, o dinheiro será depositado pela CAIXA Econômica nos últimos 10 dias úteis do mês: do dia 17 ao dia 30.

Como consultar o Bolsa Família?

O beneficiário poderá acessar o aplicativo Bolsa Família, no celular. A plataforma está disponível no Google Play ou App Store.

Outra opção é o Disque Social, através do telefone 121.

Tags

Autor