Calendário do PIS ano base 2023: datas reveladas?
Aguardado por muitos, o calendário do PIS ano base 2023 terá suas datas divulgadas no final do ano pelo Codefat. Confira os detalhes!
O abono salarial do PIS para o ano base 2023 é uma das expectativas para os trabalhadores que aguardam esse benefício como um complemento na renda anual.No entanto, as datas exatas para os pagamentos ainda não foram divulgadas oficialmente.
O Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) prevê revelar essas informações apenas no final do ano, gerando uma certa expectativa entre os beneficiários.
Pis ano base 2023
Embora as datas exatas ainda não estejam confirmadas, é provável que o cronograma siga o padrão de anos anteriores, com pagamentos liberados ao longo do ano de 2025, de acordo com o mês de nascimento dos trabalhadores.
O Governo Federal propôs um novo salário mínimo de R$ 1.509 para 2025, que é também o valor máximo previsto para o abono salarial do PIS para o ano base 2023.
O valor do benefício é proporcional aos meses trabalhados no ano base, podendo variar de um mês a um ano completo.
Quem Tem Direito ao Abono Salarial?
Para receber o abono salarial do PIS, o trabalhador deve atender aos seguintes requisitos:
- Ter trabalhado formalmente com carteira assinada por pelo menos 30 dias no ano base 2023.
- Ter recebido uma média salarial de até dois salários mínimos mensais no ano base.
- Estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos.
- Ter seus dados corretamente informados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) ou no eSocial.
Como Consultar o Abono Salarial?
Para consultar se tem direito ao abono salarial e verificar o valor a ser recebido, o trabalhador pode utilizar as seguintes opções:
- Aplicativo Caixa Trabalhador: Disponível para download gratuito, permite consultar o calendário de pagamento, valores e outras informações relacionadas ao PIS.
- Site da Caixa Econômica Federal: Acesse a área dedicada ao PIS e informe seus dados para realizar a consulta.
- Atendimento Telefônico: Ligue para o número 0800 726 0207 e selecione a opção correspondente ao PIS para obter informações sobre o seu benefício.
- Agências da Caixa: Compareça pessoalmente a uma agência da Caixa Econômica Federal com um documento de identificação para realizar a consulta.