Presidente Lula nomeia Macaé Evaristo como nova Ministra dos Direitos Humanos

Presidente Lula escolheu a deputada estadual mineira Macaé Evaristo (PT) para o lugar de Silvio Almeida no Ministério dos Direitos Humanos

Publicado em 10/09/2024 às 10:36

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeou a deputada estadual mineira Macaé Evaristo (PT) como a nova ministra dos Direitos Humanos.

Evaristo substituirá Silvio Almeida, que foi demitido na semana passada após denúncias de assédio sexual contra mulheres publicadas pela coluna Guilherme Amado, do Metrópoles.

Macaé Evaristo, professora desde os 19 anos, já ocupou o cargo de secretária de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (MEC) entre 2013 e 2014, durante o ministério de Aloizio Mercadante.

Ela é conhecida por sua proximidade com Gleide Andrade, atual tesoureira nacional do PT.

A escolha de Evaristo está alinhada com a estratégia do presidente Lula deomear uma mulher negra para o ministério, como anunciado anteriormente pela coluna.

Esta decisão visa atenuar a repercussão negativa da demissão de Silvio Almeida, especialmente após as denúncias que também envolveram a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco.

Após a demissão de Almeida na sexta-feira (6), Lula designou Esther Dweck, ministra da Gestão e da Inovação, como titular interina dos Direitos Humanos.

A princípio, a secretaria-executiva da pasta, Rita Cristina, seria a sucessora de Almeida, mas ela pediu exoneração após a demissão do ex-ministro.

Tags

Autor