Incêndio em SP: Alerta de risco elevado para foi prorrogado até sábado

O litoral paulista esteve de fora dos últimos alertas e é a única região do estado sem grande risco para incêndios florestais

Publicado em 11/09/2024 às 12:06

A Defesa Civil de São Paulo prorrogou o alerta de risco elevado para incêndios até sábado (14).

O litoral paulista é a única região do estado sem risco significativo de incêndios. Desde o início de setembro, o alerta permanece em vigor.

O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) prevê temperaturas de até 39°C e umidade relativa do ar (URA) abaixo de 20% em algumas áreas, afetando principalmente as lavouras de cana no centro e norte do estado.

O clima será seco e quente, sem previsão de chuvas, e a sensação de calor será intensa.

Na região metropolitana, as temperaturas podem chegar a 33°C, com a URA abaixo de 35%. Incêndios recentes em Osasco e na zona sul da capital destruíram 13 moradias, mas não houve vítimas.

 

A Defesa Civil e a Secretaria de Saúde recomendam hidratação constante, uso de soro nos olhos e nariz, proteção solar, e evitam atividades físicas ao ar livre nos horários críticos.

Em áreas com queimadas, sugerem o uso de máscaras N95, PFF2 ou P100 para reduzir a inalação de partículas, especialmente para grupos de risco.

Atualmente, há dez focos de incêndio no estado e a qualidade do ar está "muito ruim" ou "ruim" em várias estações, devido às altas concentrações de partículas.

A Companhia Ambiental de São Paulo (CETESB) suspendeu temporariamente as autorizações para queimadas, exceto para aceiros e casos fitossanitários autorizados pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

Tags

Autor