Cometa que passará perto da Terra poderá ser visto no Brasil

Segundo o pesquisador, não é possível garantir que o cometa será visível a olho nu, pois o brilho desses corpos celestes é imprevisível

Publicado em 03/10/2024 às 10:14

O cometa C/2023 A3, apelidado de "Cometa do Século", estará visível com maior nitidez neste mês de outubro.

A máxima aproximação ocorrerá no dia 13 de outubro, a uma distância de cerca de 70.724.459 quilômetros. O periélio do cometa, sua maior aproximação ao Sol, aconteceu em 27 de setembro.

Durante agosto e setembro, o cometa foi ofuscado pelo brilho do Sol, dificultando a observação.

No entanto, entre 7 e 11 de outubro, ele voltará a se aproximar do Sol, permitindo sua visualização após o pôr do sol. A visibilidade a olho nu ainda é incerta, podendo ser necessário o uso de binóculos ou telescópios.

Para uma melhor observação, é recomendado escolher locais afastados da poluição luminosa e direcionar os instrumentos para o horizonte leste ao amanhecer, e depois para o horizonte oeste após o pôr do sol na segunda metade de outubro.

O cometa C/2023 A3 é classificado como não periódico, oriundo da Nuvem de Oort, e seu brilho é comparável ao do famoso cometa Hale-Bopp de 1997. Os cometas são compostos por poeira, rocha e gelo, e ao se aproximarem do Sol, liberam gases e poeira, formando suas caudas brilhantes.

Tags

Autor