Quantos votos são necessários para eleger um prefeito em Belém?

Entenda o número de votos necessários para a eleição do prefeito em Belém, onde a maioria absoluta pode garantir vitória no primeiro ou segundo turno.

Publicado em 06/10/2024 às 7:17

As eleições municipais de 2024 em Belém, assim como em outras capitais do Brasil, seguem regras definidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

No caso da eleição para prefeito, o processo ocorre em dois turnos, caso necessário. Belém, que possui mais de 1 milhão de eleitores aptos a votar, tem a possibilidade de realizar segundo turno caso nenhum candidato obtenha mais de 50% dos votos válidos no primeiro turno.

Quantos votos são necessários para eleger um prefeito em Belém?

Para ser eleito no primeiro turno, o candidato a prefeito de Belém precisa alcançar mais de 50% dos votos válidos.

Os votos válidos excluem os votos nulos e em branco, ou seja, contam apenas os votos destinados a candidatos.

No pleito de 2024, com mais de 1 milhão de eleitores na capital paraense, o candidato que obtiver a maioria absoluta dos votos válidos se consagra vencedor.

No entanto, se nenhum candidato atingir essa maioria no primeiro turno, os dois mais votados avançam para o segundo turno, marcado para ocorrer em até 30 dias após o primeiro.

Nesse cenário, o vencedor será o candidato que conseguir o maior número de votos, não sendo mais necessário obter 50% mais um, mas sim a maioria simples dos votos válidos.

Belém, com 1.056.251 eleitores aptos, já tem um histórico de eleições competitivas, onde o segundo turno é bastante comum.

Além disso, os eleitores da capital se dividem em diferentes faixas etárias, níveis de escolaridade e gêneros, o que torna a disputa ainda mais acirrada e imprevisível.

Tags

Autor