Quantos votos são necessários para eleger um prefeito em Porto Alegre?

Com mais de 1 milhão de eleitores, Porto Alegre pode ter segundo turno caso nenhum candidato atinja a maioria absoluta no primeiro turno.

Publicado em 06/10/2024 às 6:49

Com as eleições municipais de 2024 acontecendo neste domingo (06/10), uma pergunta comum entre os eleitores de Porto Alegre é: quantos votos são necessários para eleger um prefeito na capital gaúcha?

Porto Alegre conta com um eleitorado de 1.096.641 pessoas aptas a votar, segundo os dados mais recentes do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS).

Esses eleitores representam uma parcela significativa do total de 8.682.742 pessoas habilitadas a participar das eleições em todo o estado.

Embora o crescimento do eleitorado gaúcho tenha sido modesto — 1,04% em relação às eleições de 2022 —, esse número ainda reflete o aumento gradual da participação nas eleições municipais.

Quantos votos são necessários para eleger um prefeito em Porto Alegre?

Para ser eleito prefeito em Porto Alegre, o candidato precisa obter a maioria dos votos válidos. Isso significa que o número de votos nulos e brancos é desconsiderado na contagem.

No caso da cidade, se nenhum candidato alcançar mais de 50% dos votos válidos no primeiro turno, a eleição vai para o segundo turno, onde concorrem apenas os dois mais votados do primeiro turno.

Com a implementação da biometria, 83,50% dos eleitores em Porto Alegre já estão cadastrados com suas impressões digitais, o que pode contribuir para um processo de votação mais ágil e seguro.

Esse avanço tecnológico busca garantir maior precisão na identificação dos eleitores, minimizando possíveis fraudes.

Em suma, a quantidade de votos necessários para eleger um prefeito em Porto Alegre depende da totalidade de votos válidos, e, em caso de segundo turno, o prefeito será aquele que conquistar a maioria dos votos na fase decisiva.

Tags

Autor