Asces-Unita é reconhecida pelo MEC como uma das melhores de Pernambuco

Instituição caruaruense obteve recentemente a nota 4, de 5, no Índice Geral de Cursos (IGC) do Ministério da Educação (MEC)

Publicado em 18/10/2024 às 6:01 | Atualizado em 18/10/2024 às 15:02

O Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita) está entre as principais instituições de ensino superior em Pernambuco, indica o Índice Geral de Cursos (IGC) do Ministério da Educação (MEC). Com nota 4 na avaliação, a Asces-Unita certifica a qualidade de ensino e se destaca especialmente na região.

O IGC, numa escala de 1 a 5, avalia a qualidade geral de uma instituição, considerando fatores como o desempenho dos alunos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), a qualificação dos professores, a infraestrutura e as oportunidades oferecidas aos estudantes nos últimos três anos.

Outro critério analisado é o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Esperado e Observado (IDD), que compara o desempenho dos alunos no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e ENADE. Os resultados da Asces-Unita neste indicador demonstram um significativo avanço acadêmico durante a graduação, evidenciando a qualidade do ensino oferecido pela instituição.

Segundo o pró-reitor acadêmico, Prof. Darci Cintra Filho, esse resultado é fruto de investimentos contínuos em qualidade e inovação na educação: “A divulgação do IGC 4, que coloca a Asces-Unita entre as melhores universidades de Pernambuco, foi recebida por nós com muita alegria porque é o reconhecimento do compromisso que temos com a qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão universitária. Esse reconhecimento da qualidade e do diferencial da Asces-Unita pelo MEC, consolida todo o esforço de nossa instituição em desenvolver uma educação que verdadeiramente transforma a vida das pessoas.”

Para o Procurador Institucional da Asces-Unita, prof. Saulo Miranda, a nota 4 também reflete a busca constante do centro universitário por excelência em todos os aspectos. “A importância se dá pelo reconhecimento da qualidade da nossa instituição, um reconhecimento complexo, porque leva em consideração insumos que dão conta de tudo que a instituição oferece, tudo aquilo que ela tem. É muito válido porque reflete em vários aspectos a qualidade institucional, depois porque nos posiciona entre as melhores instituições do Estado, como já sabemos, mas agora oficialmente do país também”, avalia.

Tags

Autor