ENEM 2024: veja os documentos que são aceitos nos dias de prova
O Inep alerta que, sem a identificação, o participante não poderá permanecer no local das provas. Documentos digitais serão aceitos
Os participantes brasileiros do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 devem levar um documento de identificação válido com foto ao local das provas, conforme indicado no Cartão de Confirmação da Inscrição.
Os documentos podem ser impressos ou digitais, emitidos por órgãos brasileiros, como carteira de identidade e Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). As provas ocorrerão nos dias 3 e 10 de novembro.
Os candidatos podem apresentar a versão digital dos documentos no próprio celular, utilizando aplicativos oficiais, como a Carteira de Identidade Nacional (CIN), RG digital, e-Título (título eleitoral digital), CNH digital (Carteira Nacional de Habilitação) ou pelo app Gov.br, na seção "Meus Documentos".
É importante que os participantes verifiquem com antecedência se os aplicativos estão atualizados e funcionando corretamente para evitar problemas.
Para os participantes estrangeiros, a apresentação de um documento de identificação oficial e original com foto, como passaporte ou identidade expedida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), é obrigatória.
Isso se aplica também a refugiados e outros estrangeiros. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) alerta que, sem a identificação, o participante não poderá permanecer no local das provas.
Se houver perda ou extravio de documentos físicos, o boletim de ocorrência (B.O.) não será aceito como comprovação, ao contrário de edições anteriores.
Os participantes deverão apresentar uma versão digital dos documentos válidos ou outro documento de identidade com foto. Cópias, mesmo autenticadas, ou fotos de documentos fora de seus aplicativos oficiais não serão aceitas.
O edital do Enem 2024 permite que o participante que apresente um documento oficial danificado, ilegível ou que não permita a identificação total, realize as provas, desde que passe por uma identificação especial.
Nesse caso, um colaborador contratado coletará informações pessoais e fará uma foto do participante e do documento apresentado no local da prova. Se o participante estiver usando máscara, será necessário retirá-la para identificação.
Os documentos válidos para identificação dos participantes brasileiros estão listados pelo Inep, enquanto algumas apresentações de documentos são consideradas inválidas.
DOCUMENTOS ACEITOS (na versão física ou digital)
Candidatos brasileiros
- Carteira de identidade
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
- Passaporte
- Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS)
Candidatos Estrangeiros
- Passaporte
- Identidade expedida pelo ministérios da justiça para estrangeiros
- Carteira de Registro Nacional Migratório
- Documento Provisório de Registro Nacional Migratório
- Cédula de identidade civil ou documento estrangeiro equivalente emitido por país membro ou associado ao Mercosul
DOCUMENTOS NÃO ACEITOS
- Cópias de documentos válidos, mesmo que autenticadas
- Boletim de ocorrência policial
- Carteira de estudante
- Certificado de reservista
- Certidão de nascimento ou casamento
- Título eleitoral
- Registro administrativo de nascimento indígena
- Crachás e identidade funcional
- Documentos digitais apresentados fora de seus aplicativos oficiais
- Documentos estrangeiros não listados no mercúrio
Os portões dos locais de aplicação abrirão às 12h e fecharão às 13h. As provas terão início às 13h30 e durarão cinco horas e 30 minutos no primeiro dia, finalizando às 19h (horário de Brasília).
Participantes que solicitaram tempo adicional e tiveram o pedido aprovado pelo Inep poderão concluir as provas até às 20h. O segundo dia de provas terá duração regular de cinco horas.