Restituição do Imposto de Renda: Receita paga lote da malha fina hoje (31)
Restituição do Imposto de Renda: Receita Federal abre consulta a lote da malha fina hoje (24)Restituição do Imposto de Renda: Receita Federal
Mais de 264 mil contribuintes que caíram na malha fina e resolveram suas pendências receberão valores da Receita Federal. Ao longo desta quinta-feira (31), o órgão realizará o pagamento do lote de restituições da malha fina de outubro.
No total, 264.602 contribuintes serão contemplados, com a liberação de R$ 700 milhões. De acordo com a Receita, cerca de R$ 373,5 milhões serão destinados a contribuintes com prioridade legal, incluindo:
- 6.416 restituições para idosos acima de 80 anos
- 46.689 restituições para contribuintes entre 60 e 79 anos
- 5.219 restituições para pessoas com deficiência física ou mental, ou com moléstia grave
- 14.661 restituições para aqueles cuja principal fonte de renda é o magistério
Desde o último dia 24, é possível consultar se o contribuinte foi incluído neste lote residual no site da Receita Federal. Para isso, basta acessar “Meu Imposto de Renda” e clicar em “Consultar a Restituição”. A consulta também está disponível no aplicativo da Receita para tablets e smartphones.
Pagamento
Os valores serão depositados na conta ou na chave Pix (CPF) indicada na declaração do Imposto de Renda. Caso o contribuinte não conste na lista, deverá acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) para verificar pendências e, se necessário, enviar uma declaração retificadora, aguardando os próximos lotes.
Se o depósito não ocorrer na conta informada, como no caso de conta desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
Nesse caso, é possível agendar o crédito em qualquer conta em seu nome pelo Portal BB ou pela Central de Relacionamento do banco, nos números 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (exclusivo para deficientes auditivos).
Após um ano sem resgate, o contribuinte deverá solicitar o valor pelo Portal e-CAC, acessando o menu “Declarações e Demonstrativos”, em “Meu Imposto de Renda”, e clicando em "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".