Biden encontra Trump nesta quarta-feira para tratar da transição de governo

O encontro entre Joe Biden e Donald Trump acontecerá nesta quarta-feira (13), na Casa Branca, no Salão Oval, após a vitória do republicano

Publicado em 09/11/2024 às 19:50 | Atualizado em 09/11/2024 às 19:51

Nesta quarta-feira (13), o presidente norte-americano, Joe Biden, receberá Donald Trump, que lhe sucederá em janeiro na Casa Branca às 16h (horário local, 14h em Brasília), no Salão Oval. Neste sábado (9), o anúncio foi feito pela porta-voz da presidência, Karine Jean-Pierre.

Na última quinta-feira (7), Joe Biden prometeu uma transição de poder “pacífica e ordenada” com o republicano Donald Trump, que obteve uma vitória clara na terça-feira (6) contra a democrata Kamala Harris.

A reunião preparará a nova administração Trump, que pode contar com pessoas importantes como Elon Musk e Robert F. Kennedy Jr. O encontro já tinha sido anunciado, mas ainda não tinha uma data definida, segundo informações da Agência do Brasil.

Donald Trump, que não aceitou sua derrota em 2020 e não compareceu à posse de Joe Biden, afirmou na quinta-feira que está “ansioso por esse encontro” na Casa Branca.

Equipe de governo

Trump possui 74 dias para constituir a sua equipe de governo. Na quinta-feira, o republicano fez sua primeira grande nomeação: Susie Wiles, arquiteta de sua campanha, será a sua chefe de gabinete, um cargo ultra estratégico que nunca tinha sido ocupado por uma mulher.

Donald Trump, que foi alvo de duas tentativas de assassinato durante a campanha, foi eleito o 47º Presidente dos Estados Unidos, alcançando os 270 votos do colégio eleitoral antes do fim da apuração. Ele lidera no voto popular com 50,7%, enquanto Kamala Harris tem 47,7%.

O Partido Republicano também conquistou o Senado, superando 51 eleitos. Na Câmara dos Deputados, os republicanos estão à frente com 211 cadeiras, a apenas sete da maioria.

VEJA TAMBÉM: Trump inocentado? Saiba o que acontecerá com os processos judiciais do presidente eleito dos EUA

Tags

Autor